Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Governo espanhol decide assumir controle da Catalunha#

🔀
O governo espanhol decidiu neste sábado (21) assumir o controle da Catalunha e destituir o presidente regional, Carles Puigdemont, e todos os seus conselheiros, em aplicação do artigo 155 da Constituição. O governo também anunciou que fará eleições regionais na Catalunha em um prazo de seis meses. O Conselho de Ministro da Espanha se reuniu neste sábado para definir essas medidas que ainda precisam de aprovação do Senado. O presidente catalão anunciou que fará um pronunciamento oficial às 21h do horário de Brasília.
 
O Senado precisa criar uma comissão para debater as medidas, que nunca foram aplicadas anteriormente. Segundo uma porta-voz da Casa Legislativa, a comissão provavelmente se reunirá no dia 23 de outubro. Em seguida, o líder da Catalunha, Carles Puigdemont, terá uma oportunidade de responder. O Senado inteiro, onde o governista Partido Popular (PP) tem maioria, votaria sobre as medidas no dia 27 de outubro. Madri vai aplicar o artigo 155 da Constituição depois do prazo dado para que o presidente do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, esclarecesse se realmente declarou a independência da região durante a sessão plenária, no último dia 10.
 
A troca de declarações entre Madri e Catalunha é mais um episódio em uma complicada crise política na Espanha. No dia 1º de outubro, a Catalunha realizou um referendo pela independência, que teve comparecimento de 43% do eleitorado, dos quais mais de 90% afirmaram que querem a separação do país e a formação de uma república. Desde o princípio, a votação foi considerada ilegal pelo governo de Madri, que enviou as forças de segurança para reprimir a votação. O confronto entre independentistas e forças de segurança terminou com mais de 800 feridos.
Fonte: G1

Foto: AP Photo/Paul White

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:catalunha, dia, governo, madri, outubro, senado e medidas277 palavras2 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out