>>Vigilância Epidemiológica divulga novo boletim nesta quinta-feira
Dentro do planejamento estratégico para contenção da doença algumas iniciativas já foram intensificadas: Os Prontos Atendimentos, Hospitais e Serviços estão preparados para atender as demandas que surgirem, com equipes preparadas para os encaminhamentos e investigações em casos suspeitos.
A orientação é que as pessoas que apresentarem algum sintoma procure a unidade de saúde mais próxima. A Secretaria de Saúde vai continuar intensificando os trabalhos de orientação a população, com os trabalhos de prevenção e ações de combate ao mosquito, mas a população precisa fazer a sua parte, mantendo limpos os terrenos baldios, imóveis fechados e recipientes que armazenem água.
A localização geográfica e estratégica do município de Chapecó, o grande fluxo de cargas nacional e internacional, o trânsito de pessoas de diversos locais, aliados ao clima favorável para a proliferação do mosquito, calor e chuva, mais o acúmulo de lixo, tem contribuído para o aumento do número de focos do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue.