Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandeEspaçar caracteresPausar animações

VÍDEO: Meteorologista explica fenômeno que atingiu município do Oeste de SC; Assista

🔀


Na tarde desta sexta-feira (09), a região Oeste de Santa Catarina foi atingida por um forte temporal, com rajadas de ventos. Conforme o meteorologista Piter Scheuer, em Itapiranga, no Extremo Oeste do Estado, uma Microexplosão foi registrada. Os ventos lineares, na ordem de 80/100 km/h, provocaram destelhamentos de casas, queda de árvores e a destruição de várias estruturas.

A região Oeste de Santa Catarina registrou dois casos graves devido ao forte temporal. Em Mondaí, seis crianças ficaram feridas na tarde desta sexta-feira (9), após a queda de parte de um muro no ginásio da Escola Gessy Spier Averbeck. O acidente ocorreu por volta das 14h09, durante a realização de atividades escolares. Já em Palmitos, um homem, de 51 anos, morreu, depois de ser atingido por uma árvore.

"O evento, que também é chamado de "downburst”, é caracterizado por uma coluna de ar que desce da base de uma nuvem de tempestade em alta velocidade (alta energia cinética), espalhando-se de forma linear e radial (padrão de divergência – subsidência de massa) ao atingir o solo quando cobre uma área inferior a 6 km² e duram de 3 a 7 minutos. Teve também o registro de frente de rajada (ventos fortes que antecedem uma linha de instabilidade. Seria o limite entre o ar frio e descendente da nuvem (fluxo de saída) e o ar quente e ascendente do ambiente (fluxo de entrada). Frequentemente é provocada por fenômenos como downbursts ou downdrafts (correntes descendentes). Várias cidades do grande Oeste foram atingidas por estes vendavais (frente de rajada)”,
detalhou Piter Scheuer.


Assista

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por ClicRDC (@clicrdc)

O post VÍDEO: Meteorologista explica fenômeno que atingiu município do Oeste de SC; Assista apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/tempo/video-meteorologista-explica-fenomeno-que-atingiu-municipio-do-oeste-de-sc-assista/
Tags:oeste, descendentes, ventos, fluxo, teve, subsidência e divergência283 palavras3 min. para ler

Últimos recados#

Redes sociais#

Fale conosco agora