Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Usina de Itá passa por reformas a partir de segunda#

🔀
Nesta segunda-feira (26) inicia uma obra de reparo na calha do Vertedouro 2 da Usina Hidrelétrica Itá. A reforma vai reparar um dano no vertedouro auxiliar decorrente das chuvas de junho de 2014 e deve durar cerca de oito meses. Neste período a usina funcionará normalmente.

Os vertedouros são canais hidráulicos que possibilitam escoar a água em excesso do reservatório durante o período das chuvas, por isso quando se fala que a usina está vertendo, significa que o lago está no limite e precisa liberar água de forma segura pelo vertedouro. A Usina Hidrelétrica Itá possui dois vertedouros, um principal e um segundo auxiliar. O vertedouro auxiliar é usado apenas quando há uma grande afluência e o vertedouro principal não é suficiente para suportar o grande volume de água que chega ao reservatório.

Isso aconteceu em 2014, quando em decorrência das cheias que atingiram a região a operação o vertedouro auxiliar precisou ser utilizado. Após, foi verificada a necessidade de reparo na superfície da rocha da calha não revestida do vertedouro.

O Gerente Geral do Consórcio Itá, Reginaldo de Oliveira, enfatiza que a obra é apenas de melhoramento da estrutura do vertedouro auxiliar e não afetará a operação nem a segurança da Usina. "Nós do Consórcio Itá, junto com a Tractebel Energia, operadora da usina e empresa líder do Consórcio, contratamos especialistas para os estudos do restabelecimento das condições técnicas operacionais ideais do vertedouro, e após isso uma empresa que suprisse as demandas para o reparo”.


A UHE Itá é uma das maiores usinas do Sul do Brasil e uma peça importante na matriz energética nacional.

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:vertedouro, usina, auxiliar, itá, consórcio, água e reparo263 palavras2 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out