Três navios destróieres de mísseis guiados da classe "U.S. Aegis” — USS Gravely, USS Jason Dunham e USS Sampson — chegarão à costa da Venezuela nas próximas 36 horas, segundo fontes ouvidas pela Reuters na segunda-feira (18). A movimentação faz parte de uma estratégia do governo do então presidente Donald Trump para combater cartéis de drogas da América Latina, designados como organizações terroristas globais.
De acordo com um alto funcionário norte-americano, que falou sob condição de anonimato, cerca de 4 mil marinheiros e fuzileiros navais serão mobilizados para a região sul do Caribe. A operação também contará com aviões espiões P-8, outros navios de guerra e pelo menos um submarino de ataque.
O plano prevê que os militares atuem em águas e espaço aéreo internacionais, com operações que podem envolver inteligência, vigilância e possíveis ataques direcionados.
Em resposta indireta à movimentação, o presidente venezuelano Nicolás Maduro afirmou, em discurso nesta segunda-feira (18), que a Venezuela está pronta para "defender nossos mares, nossos céus e nossas terras”. Maduro também classificou a medida dos EUA como "uma estranha e bizarra ameaça de um império em declínio”.
A ofensiva de Trump faz parte de um esforço mais amplo para restringir a migração e proteger a fronteira sul dos Estados Unidos. Nos últimos meses, a administração norte-americana já havia deslocado outros dois navios de guerra para operações semelhantes e classificado grupos como o Cartel de Sinaloa e o Tren de Aragua como organizações terroristas.
Fonte: CNN Brasil
O post Trump mobiliza navios de guerra contra cartéis da Venezuela apareceu primeiro em ClicRDC.