Eram quase 3h da manhã quando dois carros colidiram lateralmente. Os retrovisores bateram, sem grandes danos materiais. O acidente aconteceu no alto da avenida Getúlio Vargas, principal rua de Chapecó. Ederson era um dos motoristas e "fechou” o outro carro envolvido, dirigido por Ricardo. Ao descer do veículo, Melotti fez sinal para que um terceiro carro parasse, onde estavam Vinícius e Leandro.
A pedido de Melotti, Valgarenghi foi ao carro buscar uma faca. Kovalski chutou a vítima. Foi quando Ederson esfaqueou Ricardo. Momentos depois, os três suspeitos foram presos na casa de Melotti.
Ederson Bender Melotti será julgado por homicídio qualificado por motivo fútil e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Vinícius da Cruz Valgarenghi e Leandro Kovalski respondem por participar material e moralmente no homicídio qualificado pelo uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. O processo conta com 56 testemunhas.
A sessão inicia às 9h sob regência do juiz da 1ª Vara Criminal, Jeferson Vieira. A promotora será Marta Fernanda Tumelero, com assistência de Osmar Macedo. Na defesa, atuarão os advogados Alexandre Santos Correia de Amorim e Marco Antônio Vasconcelos.