Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Socorristas fazem curso para atuar com o helicóptero do Saer em Chapecó#

🔀
O primeiro passo prático para que o helicóptero da Polícia Civil do Serviço Aeropolicial de Fronteira (Saer/Fron) de Chapecó tenha condições adequadas para atuar também em atendimentos de saúde será dado neste fim de semana, quando acontece o treinamento inicial de adaptação ao Serviço de Suporte Avançado Aeromédico.

O curso é destinado aos enfermeiros e médicos que atuam nas ambulâncias do Samu e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que atendem pacientes graves no município de Chapecó. As aulas começam nesta sexta-feira (30), a partir das 13h, no auditório da Secretaria de Saúde, e na sequência no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso. As aulas serão ministradas nestes dois espaços.

"Vamos melhorar em muito nosso tempo de resposta em diante de ocorrências graves. A população contará com um serviço de excelência e, o mais importante, estaremos salvando mais vidas” declara o coordenador médico do Samu no Extremo Oeste, Alexsandro Marcos Rosa.

A Secretária de Saúde de Chapecó, Cleidenara Weirich, explica que essa iniciativa é desenvolvida em parceira com o Saer da Policia Civil do Estado de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Saúde(SES-SC). O curso oferece treinamento baseado na cientificidade do atendimento à vítima transportada em aeronaves, mantendo o padrão da assistência ao paciente gravemente enfermo ou traumatizado durante o voo, sendo direcionado ao sistema referenciado para a especialidade. "Salvar vidas, pensando nisto não medimos esforços para a efetivação deste importante serviço para nossa região” destaca Cleidenara.

O treinamento trata-se de um serviço diferenciado com base em conhecimentos modificados, principalmente em fisiologia aeroespacial, que contemplam embasamentos para melhor manejo do paciente, vítima de acidente de trânsito ou violência interpessoal, ou agravos de saúde como infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral(AVC).

Nesta fase inicial são repassados aspectos como:
• Fisiologia de Voo e Altitude
• Atmosfera, Leis da Física, Hipóxia, Temperatura, Força G, Disbarismos, Vibração, Sobregarga Autoprovocada, Ruídos e Vibração entre outros.
• Princípios Básicos do ACRM (Aeromedical Crew Resource Management)
• Suporte Avançado de Vida Aeromédico.
• Logística e Dinâmica de Cabine de Aeronave

• Aeronave RotivaXFixa / Aeronave Pressurizada X Aeronave Não Pressurizada

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:saúde, serviço, aeronave, treinamento, chapecó, pressurizada e vibração344 palavras3 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out