
A Secretária da Educação de Santa Catarina respondeu sobre o assunto. Confira:
Instituição de Ensino Profissionalizante Net Center, em Chapecó, não se adequou à exigência do Ministério da Educação (MEC), de 2009, que tornou obrigatório o registro dos alunos no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).
Como a Net Center foi desativada alguns anos depois, os alunos não foram cadastrados no sistema e, mesmo com o certificado de conclusão do curso, não conseguiram obter a carteira emitida pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren), exigida para a categoria.
A Secretaria de Estado da Educação (SED) possui a responsabilidade legal de guardar e expedir os documentos escolares de estabelecimentos desativados, em conformidade com a Resolução CEE/SC 182/13 e Resolução CEE/SC 032/10. Entretanto, a secretaria não é a responsável por incluir registros no Sistec.
A SED realizou um esforço para auxiliar alguns alunos, mesmo a ação não sendo de responsabilidade da secretaria, pois esta era uma incumbência da mantenedora da escola enquanto estava ativa. Sensibilizada com a situação dos estudantes, a SED tentará articular uma definição nas próximas semanas junto aos órgãos competentes da categoria.