Segundo Hobus, as configurações do novo equipamento serão semelhantes ao que já opera em Lontras no Vale do Itajaí e tem cobertura de 77% do território de SC . "O governador nos autorizou na semana passada a aquisição do radar do Oeste do Estado. Isso vai dar muito mais proteção para o cidadão”, garantiu.
Nos próximos dias uma equipe da Defesa Civil de Santa Catarina, gerenciada pelo Diretor de Prevenção, Fabiano de Souza, através da Gerência de Monitoramento e Alerta, vai avaliar as possíveis áreas que poderão receber a estrutura física. Devem participar dessa vistoria de terrenos integrantes da Defesa Civil, Cemaden e Ciram, órgão de meteorologia do Estado. De acordo com Hobus, o instrumento de meteorologia deve ser instalado na região de Chapecó.
"O radar é um instrumento fundamental para que possamos fornecer alerta a curtíssimo prazo com precisão”. Hobus disse ainda que os dois radares vão dar não só a cobertura de Santa Catarina, mas das frentes que chegam pela Argentina e Paraguai. "Isso vai dar melhor garantia do sistema preventivo do Estado”.
A previsão é que o equipamento que será instalado no Oeste esteja disponível ainda no segundo semestre de 2016, com a finalização das obras do Centro de Monitoramento e Alerta do Estado que já está em fase de construção na capital Catarinense.