
Realizada em parceria entra a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Superintendência da Efapi, a proposta da Administração Municipal é auxiliar a população no período de poda de árvores, dando o destino adequado aos galhos descartados. "Possuímos uma máquina específica que tritura e transforma os galhos em material orgânico, que será posteriormente utilizado como adubo, principalmente pelo Horto Municipal. Uma contribuição para o meio ambiente e que deixa nossa cidade mais limpa”, ressalta o Secretário de Infraestrutura Urbana, Ivaldo Pizzinatto.
A Administração orienta ainda a comunidade sobre a necessidade do cidadão executar a poda observando o cronograma de coleta. "Precisamos que a população fique atenta aos dias específicos de coleta e realize a poda de acordo com o cronograma estipulado, evitando o acúmulo desnecessário de galhos e a consequente proliferação de insetos”, ressalta o Secretário. Ele alerta ainda que a população não deve realizar a poda de arbustos localizados em espaços públicos, como passeios, praças, parques e canteiros centrais. O código de Posturas de Chapecó (Art. 33) proíbe a poda, corte, pintura, derrubada ou sacrifício da arborização pública. É caracterizado como crime danificar, destruir ou lesar plantas ornamentais de logradouros públicos (Lei 9.605/98).
A Prefeitura alerta que o cronograma poderá sofrer alterações devido às condições climáticas. Dúvidas ou denúncias de poda irregular em árvores localizadas em espaços públicos podem ser realizadas na Secretaria de Infraestrutura Urbana, através do telefone 3319-3600.
Fonte e imagem: Prefeitura de Chapecó