Para os apreciadores da linguagem artística ou ainda para aqueles que querem visitar uma exposição pela primeira vez, quatro Mostras estão disponíveis este mês no calendário cultural, confira:
Galeria Municipal de Arte do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes
Na Galeria está em andamento a Exposição "Mostra Fotográfica Fragmentos do Olhar”, composta pelos trabalhos "Referências” e "A Liberdade Possível”. Desenvolvida pelo Sesc com o apoio da Prefeitura de Chapecó, reúne um diálogo entre os alunos do curso de fotografia da instituição, junto ao trabalho do Fotógrafo Marcelo Moreno. As cenas retratadas trazem a vivência de instantes singulares, trazendo mistério e questionamento, além da relação entre fotógrafo e fotografado. A Mostra permanece para apreciação até o dia 15 de março. Os horários para visitação são de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Galeria Municial de Arte Dalme Marie Grando Rauen
Localizada junto à Praça Coronel Bertaso, a Galeria recebe até o dia 25 de março, a Exposição "Modernismo Tardio em Chapecó: Artes visuais entre as décadas de 70 e 90”. Com a curadoria de Ricardo Garlet, o trabalho apresenta um conjunto de obras produzidas no final do século XX por artistas que residiram no município e colaboraram para compor o cenário artístico do Oeste Catarinense.
A Mostra é composta por trabalhos e obras provenientes do acervo da Prefeitura de Chapecó, desenvolvidos em meados da década de 70 e exploram diferentes linguagens, tais como gravura, pintura e escultura e uma mistura de referências. O horário de atendimento é de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 16h, aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 17h.
Museu de História e Arte Antonio Selistre de Campos
Quem visitar o Museu de História e Arte de Chapecó pode apreciar duas exposições. A temporária denominada "Reverberações Visuais” traz o resultado do 1° Concurso de Artes Visuais do projeto Faça Parar a Violência Sexual contra crianças e adolescentes e o HIV/Aids. O trabalho fez parte da programação alusiva ao Dia Mundial de luta Contra a Aids e Dezembro Vermelho. Nela estão expostos os trabalhos de customização das caixinhas porta preservativos selecionados por 21 escolas que participaram do projeto.
Além desta, a exposição permanente "Chapecó, Rios de Cultura e Memória”, traz em oito salas a história dos 100 anos do município contada em três polos: cultura, politica e sociedade. Compõe a exposição fotografias, mobiliário, textos, objetos e obras de arte que integram momentos históricos marcantes. A ação democratiza o acesso ao conhecimento e valoriza o patrimônio histórico cultural da comunidade.
O espaço abre de terça a sexta-feira das 9h às 12h, e das 13h às 16h. Sábados, domingos e feriados das 14h às 17h. Em todos os espaços é possível fazer uma visita mediada e também agendar a visitação, pelo contato [email protected] ou 3321 8509.
Fonte e imagem: Prefeitura de Chapecó