De acordo com a Gerente de Educação Infantil, Marla Shardong, "algumas ações das famílias são fundamentais, como fazer comentários positivos sobre o CEIM, perguntar sobre a rotina, quem são os colegas, incentivando a criança a gostar do espaço educativo”, explica.
Neste período também ocorre nas instituições educativas a ‘Anamnese’, trata-se de uma entrevista com a família. Este documento auxilia o professor a conhecer o histórico da criança para entendê-la melhor, neste processo. Para a gestora do Ceim Juninho, Ana Paula Scherer, "a adaptação é um momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina longe da família, que é a sua referência. Dia após dia, ela vai criando um vínculo com os professores, coleguinhas e atividades, sentindo-se cada vez mais segura. Por isso, é importante que os pais estejam tranquilos em relação à escola e que possam transmitir essa tranquilidade à criança”.
Segundo especialistas da Seduc, com o passar dos dias as crianças vão se adaptando a rotina e se familiarizando com o ambiente escolar, tornando este processo mais tranquilo tanto para elas como para os pais e professores. "Estou me adaptando com esta separação, estou sofrendo um pouco, mais é importante para mim e para ele, estou segura que ele está bem cuidado e assim fico mais tranquila”, conta Regina Aparecida Teixeira, mãe do Miguel, aluno do maternal.
O Secretário de Educação, Igor Girotto, diz que "a adaptação contribui para a realização do trabalho pedagógico durante todo o ano letivo, garantido à criança o seu desenvolvimento integral. Este é um processo necessário tanto para as crianças quanto para os pais e professores. A partir dessas ações elas vão moldando a visão que tem da escola”, explica.