Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

EM PROTESTO, INDÍGENAS BLOQUEIAM SCT-480 NO GOIO-ÊN#

🔀
Em protesto contra a extinção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), povos indígenas realizaram atos em diversas cidades do país desde esta segunda-feira (25). Em Chapecó, as mobilizações iniciaram na manhã desta terça-feira (26), com o bloqueio da ponte do Porto Goio-Ên, que liga Chapecó/SC e Nonoai/RS. 
Indígenas, de várias etnias, rechaçam a proposta de municipalização dos serviços de saúde oferecidos às comunidades indígenas atualmente. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou na última quarta-feira (20), mudanças na estrutura da pasta que impactam diretamente as diversas etnias espalhadas pelo país. 
A proposta que prevê a extinção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que passaria a atuar como um departamento, incorporando os serviços destinados às aldeias a uma nova Secretaria Nacional da Atenção Primária. "Diante desse fato, nós quanto indígenas, não aceitamos a municipalização e iniciamos uma semana de mobilização nacional, de norte a sul do país”, explica o Conselheiro Distrital de Saúde Indígena, Adroaldo Antonio Fidelis.
Segundo ele, os indígenas se mobilizam neste momento para que o ministro recue e ouça o que eles têm a dizer. "Porque até então, como está previsto na Constituição Federal, cabe à União que, qualquer decisão tomada, que os indígenas sejam consultados e nós não fomos”, explica Adroaldo. "Nós já temos experiencias com outros municípios e prevemos um genocídio indígena em massa”, conclui. 
Adroaldo analisa que com as mudanças propostas, os estados e municípios não seriam capazes de fornecer um serviço de qualidade a saúde indígena. "Pela nossa experiência, temos claramente de que eles não têm condições, muito menos estrutura de assegurar uma saúde diferenciada para as nossas comunidades”, pontua.

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:saúde, indígenas, indígena, adroaldo, feira, país e secretaria272 palavras2 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out