Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Voltar ao topoVer em Libras
93,3 FMOuça ao vivo
Tocando agora:Daqui a pouco mais músicas na Oeste Capital!

Dia do Ciclista entra no calendário oficial do país#

« Mais recente🔀Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:foi, pedalar, bike, bicicleta, data, ciclista e dia347 palavras3 min. para ler

O presidente Michel Temer sancionou quarta-feira (22) a lei que cria o Dia Nacional do Ciclista. O evento passa a ser celebrado no dia 19 de agosto, em todo o país. A lei foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta. A data foi aprovada com o propósito de "aprimorar e criar novas oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito”, também estimulando o "uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural”. 
Na justificativa enquanto tramitou no Congresso Nacional, o dia 19 de agosto foi escolhido por ser "emblemático”. Nesta data, em 2006, morreu atropelado o biólogo brasiliense Pedro Davison. Ele foi atingido por um carro aos 25 anos, enquanto andava de bicicleta no Eixão Sul, via expressa da capital federal, que é fechada ao tráfego de veículos aos domingos e se transforma em área de lazer. O motorista foi condenado à prisão no semiaberto por homicídio com dolo eventual. Desde então, a data já é lembrada por ciclistas do país.
Para quem vai começar a pedalar, é importante se dedicar a alguns dias de treinamento para adquirir confiança e o equilíbrio fundamental. "É preciso treinar em um local fechado, seguro para a pessoa e para quem está em volta”, comenta o ciclista Erick Padovan, da ONG "Bike Anjo”. Depois de praticar e estar confiante em cima da bike, está na hora de ir para a rua. Existem alguns princípios básicos para transitar entre os carros. "Cuidado triplicado, a pessoa tem que estar pedalando defensivamente, pedalar na direita e com muito bom senso.”
O especialista também alerta para uma dica primordial: sempre se lembrar de respeitar as leis de trânsito. "Deve parar no semáforo, não pode conduzir a bicicleta na calçada e não pode usar a contramão”, reforça o ciclista do "Bike Anjo".
Pedalar em grandes avenidas requer atenção. A orientação da ONG é sempre "ocupar” a faixa da direita e em ruas de mão única sempre ficar no canto direito da via. "Pedalar é pensar no melhor para você e no melhor para o próximo.”
Fonte: G1
Foto: TV Globo/Reprodução
 
 
 

 

Últimos recados#

Curta o nosso site#

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out