Na justificativa enquanto tramitou no Congresso Nacional, o dia 19 de agosto foi escolhido por ser "emblemático”. Nesta data, em 2006, morreu atropelado o biólogo brasiliense Pedro Davison. Ele foi atingido por um carro aos 25 anos, enquanto andava de bicicleta no Eixão Sul, via expressa da capital federal, que é fechada ao tráfego de veículos aos domingos e se transforma em área de lazer. O motorista foi condenado à prisão no semiaberto por homicídio com dolo eventual. Desde então, a data já é lembrada por ciclistas do país.
Para quem vai começar a pedalar, é importante se dedicar a alguns dias de treinamento para adquirir confiança e o equilíbrio fundamental. "É preciso treinar em um local fechado, seguro para a pessoa e para quem está em volta”, comenta o ciclista Erick Padovan, da ONG "Bike Anjo”. Depois de praticar e estar confiante em cima da bike, está na hora de ir para a rua. Existem alguns princípios básicos para transitar entre os carros. "Cuidado triplicado, a pessoa tem que estar pedalando defensivamente, pedalar na direita e com muito bom senso.”
O especialista também alerta para uma dica primordial: sempre se lembrar de respeitar as leis de trânsito. "Deve parar no semáforo, não pode conduzir a bicicleta na calçada e não pode usar a contramão”, reforça o ciclista do "Bike Anjo".
Pedalar em grandes avenidas requer atenção. A orientação da ONG é sempre "ocupar” a faixa da direita e em ruas de mão única sempre ficar no canto direito da via. "Pedalar é pensar no melhor para você e no melhor para o próximo.”
Fonte: G1
Foto: TV Globo/Reprodução