O índice de satisfação dos passageiros fechou o primeiro trimestre em 4,3 - em uma escala de 1 a 5. Trata-se de uma redução em relação ao último trimestre do ano anterior, quando a média das avaliações foi de 4,35. Os aeroportos com melhor avaliação foram Curitiba e Viracopos, em Campinas. Já os piores avaliados foram Florianópolis e Vitória.
Segundo secretário de Aviação Civil, Dario Lopes, há 2 motivos para a queda da satisfação dos passageiros:
1. o aumento do número de aeroportos pesquisados a partir de 2018 - de 15 para 20;
2. o retorno dos passageiros que viajam esporadicamente para os aeroportos.
A retomada do crescimento econômico, aos poucos, traz de volta o passageiro de lazer para os aeroportos. Esse cliente cortou viagens durante a crise econômica e levou o setor aéreo, quando o transporte aéreo brasileiro perdeu quase 8 milhões de passageiros nos voos nacionais. Segundo Lopes, esse cliente é mais exigente com a infraestrutura do aeroporto e oferta de serviços do que o passageiro frequente. O retorno desse cliente para os aeroportos contribuiu para a redução da nota média dos passageiros para os serviços nos últimos trimestres. "O passageiro de lazer é o que mais critica aspectos como limpeza de banheiros e preços da lanchonete", diz Lopes. Dos 19.473 entrevistados na pesquisa, 60% viajavam a lazer e 50% fez menos de duas viagens nos últimos 12 meses.
Fonte: G1
Foto: Matheus Rodrigues/G1