Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Seis novas espécies de tamanduá-anão são descobertas na América Latina#

🔀
Pesquisadores brasileiros, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), revelaram e confirmaram seis novas espécies de tamanduaí, ou tamanduá-anão, na América Latina. Antes, acreditava-se que existia apenas aCyclopes didactylus. Temos, a partir de agora, até uma versão "ruiva" desses animais, com a pelagem avermelhada, como explica Flávia Miranda, uma das autoras do estudo publicado nesta segunda-feira (10), no periódico científico "Zoological Journal of the Linnean Society". O estudo mostrou os resultados das análises de 287 espécimes de coleções – incluindo caudas e crânios – e o DNA foi sequenciado de 33 amostras. Os pesquisadores levaram em conta padrões para o pelo e outras características anatômicas dos animais.

Foram dez expedições em diferentes lugares do Brasil – Pará, Pernambuco, Piauí, São Luis, Amapá – e no Suriname, de 2007 a 2016, para caracterizar os novos tamanduás-anões. Algumas das amostras foram obtidas de outras regiões da América Latina, como Colômbia e Peru, e outros estados do país, como Manaus, Rondônia, Acre e São Paulo. Três dessas novas espécies já haviam sido relatadas (as três primeiras abaixo), mas sem revalidação, e três nunca haviam sido identificadas. São os nomes:
·         Cyclopes ida
·         Cyclopes dorsalis
·         Cyclopes catellus
·         Cyclopes thomasi
·         Cyclopes xinguensis
·         Cyclopes rufus
A pesquisa foi orientada pelo pesquisador Fabricio Rodrigues. De acordo com Flávia, no próximo ano, será feita a análise do status de conservação desses novos tamanduás-anões. O interesse do projeto é identificar se alguma delas já está sob risco de extinção.
Fonte: G1
Foto: Flávia Miranda/Arquivo Pessoal

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:cyclopes, são, flávia, sido, haviam, anões e tamanduás242 palavras2 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out