Segundo relatos das vítimas, os ladrões foram extremamente agressivos e dispararam com armas de fogo fora e dentro dos ônibus e contra a equipe da escolta armada da empresa Inviosat. Foram 10 minutos de pânico entre todos os passageiros. Alguns foram agredidos e um motorista foi baleado de raspão na cabeça. Alguns passageiros foram colocados no bagageiro dos ônibus, que foram levados até uma via secundária.
Empresários de Concórdia, Arabutã, Piratuba, Peritiba, Irani, Joaçaba, Chapecó e Herval do Oeste estavam nos ônibus que seguiam para São Paulo. Os assaltantes estariam em três carros de cor escura (Peugeot 306, Chevrolet Astra e Fiat Uno).
Represália
A polícia trabalha com a hipótese de que o mesmo grupo pode ter sido responsável por um assalto ao Posto Coopercarga, às margens da BR-153 em Concórdia. Pelo menos seis bandidos fortemente armados renderam um vigia da empresa Inviosat na madrugada desta segunda-feira (5). Os criminosos chegaram ao pátio da empresa e anunciaram o assalto por volta da 1h. O vigia chegou a ser agredido na ação violenta. Os criminosos levaram a arma e o colete balístico do vigia. Na sequência assaltaram o posto.
O setor de inteligência da PM, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal trabalham para buscar mais detalhes da ação criminosa. O grupo teria agido em Concórdia como forma de represália à empresa de segurança privada que agiu no assalto em Lapa. O veículo da empresa Inviosat foi atingido por mais de 60 disparos.