De acordo com Junir Lutisnki, biólogo e coordenador da Vigilância Ambiental de Chapecó, março e abril são os meses de maior risco de infestação com risco eminente de transmissão viral. Segundo ele, 54% dos focos encontrados em Chapecó estão associados a pequenos ambientes e recipientes que acumulam água por não ter a destinação correta. "Hoje nossos maiores problemas estão associados aos pneus que não são destinados ao Ecoponto de pneus ou na borracharia mais próxima. Além disso, as tampinhas, potinhos e embalagens pequenas, que cada morador poderia colocar em uma sacola e depositar nas lixeiras”, explicou Junir.
No sábado (25) durante o mutirão serão realizadas visitas domiciliares, recuperação de visitas em casas fechadas, tratamento e eliminação de criadouros, vedação de reservatórios de caixa de água e cisternas. "O nosso trabalho com estratégias de prevenção e orientação junto à população nos bairros é periódica, mas cada um precisa ajudar, fazer a sua parte, vistoriar seus terrenos, para que juntos, possamos vencer essa batalha contra o mosquito”, comentou Junir. Também no dia 25 haverá uma atividade educativa nas principais entradas e saídas de Chapecó, orientando quem entra ou sai da cidade sobre os cuidados e ações que devem ser realizadas no dia a dia e que podem ajudar na eliminação dos criadouros. Na sexta-feira (17) haverá uma reunião da Sala de Situação para capacitar os multiplicadores que irão trabalhar no sábado do mutirão.
Lixo e Reciclagem
Resíduos recicláveis são: garrafas pet, embalagens, papel e papelão, alumínio, sacolas plásticas, caixas de leite e vidros.
Resíduos orgânicos são: restos de frutas, verduras, legumes e alimentos, papéis higiênicos, fraldas, guardanapos, esponjas, materiais que se decompõem.
O óleo de cozinha deve ser acondicionado em embalagem pet e deve estar bem fechado. Deve ser levado até as Feiras Livres realizadas em Chapecó ou ainda ser depositado na lixeira do seletivo. Esse material é encaminhado ao Verde Vida, que faz sabão ou biocombustível.
Fonte: Prefeitura de Chapecó