Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandePausar animações

Rota de turismo rural em Chapecó oferece oito empreendimentos para visitação; saiba quais#

  1. Início
  2. BlogCentral de ajudaContatoEventosMapa do siteMural de recados
  3. Geral
  4. Rota de turismo rural em Chapecó oferece oito empreendimentos para visitação; saiba quais
Veja também
🔀


Famílias proprietárias de empreendimentos de turismo rural de Chapecó contaram com uma verdadeira vitrine para expor seus espaços, produtos e serviços dentro da Efapi (Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó). Durante o evento, os visitantes puderam conhecer os atrativos da Rota Desbrave Chapecó, que oferece oito empreendimentos, com café colonial, camping, vinícola, queijaria, casa de doces, SPA, restaurante e cervejaria.

Cada empresa teve um espaço especial no pavilhão de turismo rural, com decoração temática para mostrar aos visitantes o "gostinho” que cada destino oferece. "Graças a essa visualização, tivemos a oportunidade de apresentar para milhares de pessoas a nossa marca. Na Efapi 2023, fizemos muitos contatos, parcerias, perspectivas de negócios futuros e saímos fortalecidos”, avalia Jonieversson Malagutti, da empresa Somos Malagutti. No período de 6 a 15 de outubro, cerca de 500 mil pessoas passaram pela Efapi.



Turismo rural em Chapecó

A rota de turismo rural Desbrave Chapecó, inaugurada em 2022, oferece um itinerário com oito empreendimentos para visitação. A iniciativa é resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar e interinstitucional, que realiza atividades de visitação, orientação, capacitação, legalização (principalmente sanitária), apoio e divulgação dos empreendimentos.

Essa equipe reúne extensionistas da Epagri de Chapecó, técnicos da prefeitura, das Secretarias de Desenvolvimento e Turismo e Desenvolvimento Rural, do Sebrae, da Instância de Governança Regional (IGR) Grande Oeste, da Vigilância Sanitária e outras entidades parceiras. "Em breve, a rota contará com novos integrantes que já foram visitados e orientados pela equipe técnica e estão aptos para credenciamento”, conta Caroline Möller Scholz, extensionista rural da Epagri de Chapecó.

Epagri incentiva o turismo rural

Epagri oferece capacitação e apoio para que as famílias rurais e da pesca de Santa Catarina transformem suas propriedades em destinos turísticos. O objetivo é profissionalizar a atividade, oferecendo serviços, experiências e produtos para que os visitantes desfrutem da rotina, dos sabores, dos costumes, da tranquilidade e da hospitalidade da vida no campo.

A Epagri e seus parceiros oferecem capacitações por meio de visitas, oficinas, cursos, viagens técnicas e também utiliza como ferramentas de apoio as Políticas Públicas e os Programas Governamentais. Elas permitem às famílias ter acesso ao crédito para investir no novo negócio, com condições facilitadas para pagar.



Interesse pelo campo

De acordo com dados do Ministério do Turismo divulgados em junho de 2023, o turismo rural é uma tendência no setor de viagens. A pesquisa indica que 74% dos turistas interessados nessa área procuram o interior do país para contemplar a natureza. Entre os maiores interesses dos viajantes que optam pelo turismo rural estão os atributos "paz e tranquilidade” e "autenticidade da comida caseira”. A pesquisa ainda indica que as trilhas são uma das atividades do meio rural mais procuradas por esse público.

Os dados comprovam uma tendência que já foi identificada pela Epagri no dia-a-dia do trabalho com as famílias rurais e a população urbana. "Não há dúvidas de que o turismo rural tem um potencial incrível para impulsionar a economia local e promover o desenvolvimento sustentável das áreas rurais. E Chapecó está em posição de destaque nesse contexto, entre as 20 economias que mais cresceram no país entre 2010 e 2022. Se de um lado a cidade está se tornando cada vez maior e mais desenvolvida, de outro, a população busca cada vez mais a tranquilidade do interior para seus momentos de descanso e lazer”, conclui a extensionista Caroline, da Epagri.



Confira os empreendimentos da Rota de turismo rural em Chapecó

Café Colonial Sabor do Campo

A propriedade que abriga o Café Colonial Sabor do Campo está a cerca de 10 km da área urbana, além de um delicioso café colonial servido aos sábados e domingos, o local oferece jantar em formato de buffet nas sextas-feiras, mediante reserva, tendo capacidade para servir refeições para 60 pessoas. No local também podem ser exploradas atividades de lazer e entretenimento, turismo ecológico, turismo histórico, cultural e rural.

Indústria de Alimentos Malagutti

A família Malagutti teve a agricultura como sua principal fonte de renda até o ano de 1994, quando então buscou uma nova fonte de renda e iniciou um posto queijeiro, produzindo queijos coloniais em pequena escala. Atualmente a indústria tem o queijo colonial como carro chefe, mas também produz queijo parmesão, mozarela e provolone, além de derivados do leite como manteiga, manteiga ghee, nata e ricota. A matéria-prima é adquirida de terceiros, e a indústria possui parcerias com produtores de leite dos entornos da propriedade.

Para diversificar o portfólio de produtos, a família Malagutti também produz e comercializa doce de leite, doce de coco e geleias de frutas produzidas nos pomares. Para adquirir os produtos Malagutti é possível se deslocar até a propriedade e também na Feira de Produtos Coloniais de Chapecó e em mercados.

Giardino Viel

Recebe visitantes de todo o Brasil para a prática do enoturismo. Administrado pela vinícola chapecoense Família Viel, permite que os clientes participem da vindima em época de safra para conhecer 12 variedades de uvas e colhê-las pelo sistema colha e pague. Durante os finais de semana do ano, recebe os amantes da boa gastronomia e de vinhos premiados para uma experiência enogastronômica debaixo das videiras, no wine bar Giardino Viel, que une petiscos da culinária italiana acompanhados de vinhos, espumantes e sucos produzidos pela Família Viel.

Recanto dos Pinhais

O Recanto dos Pinhais está localizado a aproximadamente 15 km da área urbana de Chapecó. O destaque do local é a gastronomia italiana, cujos pratos são preparados por dois profissionais formados em gastronomia. A cantina em que são servidas as refeições funciona sob reserva, atendendo sexta-feira à noite, sábado à noite e domingo ao meio dia. O Recanto também dispõe de um espaço para hospedagem com capacidade para 50 a 80 pessoas em uma pousada com piscina, e tem recebido, em média, 40 pessoas por final de semana no verão. 

Spa dos Pinhais

Espaço voltado para saúde, bem-estar e cuidados pessoais, o Spa dos Pinhais se localizada Linha Colônia Cella. Com oferta de banhos de ervas, massagem e óleos vegetais, a proprietária, dona Marilda, é quem realiza os procedimentos, que podem ser adquiridos na modalidade de pacotes. Por se tratar de um Spa na área rural, a proposta por si só é um diferencial.

As ervas utilizadas nos procedimentos são produzidas em uma propriedade vizinha ao Spa. e os atendimentos são feitos por agendamento. O local está apto a receber visitantes, dispõe de sinalização turística, banheiros próprios e segue os padrões da vigilância sanitária. 

Da Casa Amarela

Da Casa Amarela é uma fábrica artesanal que além de geleias conta com a produção de uma linha de panificados (bolachas, pães e bolos caseiros). A propriedade está localizada, no interior de Chapecó. Os produtos podem ser adquiridos diretamente no local, sendo que às quartas-feiras o atendimento é feito na feirinha da Unochapecó.

Camping Sítio Pousada

Localizado na Linha Boa Vista, o Camping Sítio Pousada é um local de lazer e entretenimento, com potencial para o turismo ecológico, que dispõe de 50 mil m². A estrutura do local compreende espaço para alimentação, onde são servidos almoço, lanches, porções e jantar, dispõe de banheiros para uso geral, tendo banheiro com acessibilidade, estacionamento, e espaço para hospedagem com quatro cabanas. A área de lazer é diversificada com camping (capacidade para cerca de 70 pessoas), churrasqueiras, bar, área com mesas e bancos, campo de futebol, mesas de sinuca, piscina, quiosques, açudes, roda d’água e área verde. O diferencial do local, além de sua estrutura, é a existência de um espaço para danças circulares, onde são desenvolvidas atividades da cultura indígena, xamanismo e Céu de Nanã. Além disso, todos os anos o Camping Sítio Pousada promove uma festa junina, que já está em sua 10ª edição e reúne público significativo.

Bellbrück Cervejaria Artesanal

A Bellbrück Cervejaria Artesanal está localizada no contorno viário na Colônia Bacia, que liga a BR-282 ao bairro Efapi e, além de uma cervejaria artesanal com equipamentos de ponta, a Bellbrück busca proporcionar uma experiência destinada ao público que se interessa em conhecer com profundidade o universo das cervejas artesanais.

Para conhecer a rota de turismo rural Desbrave Chapecó, clique aqui.

O post Rota de turismo rural em Chapecó oferece oito empreendimentos para visitação; saiba quais apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/categoria-geral/rota-de-turismo-rural-em-chapeco-oferece-oito-empreendimentos-para-visitacao-saiba-quais/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:rural, turismo, chapecó, local, está, são e área1348 palavras14 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora