O incêndio de domingo no shopping localizado na cidade de Kemerovo matou 41 crianças. Outras 14 pessoas continuam hospitalizadas. Investigadores ainda não confirmaram a causa do fogo, mas o alto número de mortes foi atribuído a supostas falhas nos procedimentos de segurança do shopping. Em um funeral realizado em uma igreja russa ortodoxa de Kemerovo, situada cerca de 3.600 quilômetros a leste de Moscou, mulheres choravam enquanto orações eram lidas diante de três caixões, dois deles de crianças.
Segundo a mídia russa, as portas estavam trancadas."Esta tragédia é agravada pelo fato de que crianças se tornaram vítimas do incêndio. Uma grande tristeza se abateu sobre todos nós, e não há palavras para expressar nossa dor comum", disse o padre às pessoas de luto, que seguravam velas e se benziam constantemente.
Um dia antes, o presidente Vladimir Putin viajou a Kemerovo e prometeu a moradores revoltados que os responsáveis pelo incêndio serão punidos. Embora as autoridades afirmem ter recuperado todos os corpos dos restos do shopping, muitos deles estavam tão danificados pelas chamas que só podem ser identificados com exames de DNA.
Fonte: G1
Foto: Ilya Naymushin/Reuters