Por Ministério Público de Santa Catarina
Quatro irmãos que tentaram matar o tio a facadas foram condenados pelo Tribunal do Júri da Comarca de Chapecó na última segunda-feira (11). Os jurados acolheram a tese do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), representado pela Promotora de Justiça Jaqueline Dal Magro, e condenaram Claudemir da Chaves Rosa, Vilmar da Chaves Rosa e Volnei da Chaves Rosa por homicídio tentado qualificado (uso de recurso que dificultou a defesa da vítima). Já a condenação de João Francisco da Chaves Rosa também teve a incidência da qualificadora de motivo fútil. As penas variam de oito a nove anos de reclusão e os réus saíram presos da sessão.
De acordo com a denúncia, no dia 13 de fevereiro de 2017, no Município de Nova Itaberaba, os acusados, armados com facas e facões, atacaram Claudemir dos Santos, tio deles, causando-lhe ferimentos graves. A vítima estava no seu veículo quando foi subitamente abordada pelos quatro irmãos, sem chance de reação ou defesa.
Apesar dos ferimentos, a vítima conseguiu escapar das agressões e buscar ajuda. O crime teria sido motivado por um desentendimento anterior entre ela e João Francisco da Chaves Rosa em um bar.
Cabe recurso da sentença, mas o Juízo negou aos réus o direito de recorrer em liberdade e aplicou o entendimento recente do Supremo Tribunal Federal de que a soberania dos vereditos do Tribunal do Júri autoriza a execução imediata da condenação, independentemente do total da pena aplicada.
O post Quatro irmãos que tentaram matar o tio com golpes de faca e facão são condenados pelo Tribunal do Júri de Chapecó apareceu primeiro em ClicRDC.