Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandeEspaçar caracteresPausar animações

Progressistas consolida força nas Câmaras Municipais, acredita Amin

  1. Inicial
  2. Blog
  3. Geral
  4. Progressistas consolida força nas Câmaras Municipais, acredita Amin
Veja também
🔀


Por SC em Pauta

O Progressistas na eleição deste ano elegeu 53 prefeitos, sendo o terceiro partido em número de prefeituras e o quinto em força populacional aqui no estado. Além dos prefeitos, foram eleitos 45 vices e 454 vereadores, o que, segundo o senador Esperidião Amin, apenas a força nas câmaras municipais já seria suficiente para eleger dois deputados federais.

Segundo Amin, os números se justificam pelo fato de o Progressistas ser um partido orgânico e histórico, que passa por momentos de "flutuação”, mas nunca enfraquece. "O PP é um partido histórico, assim como é o MDB. Alguns pensam que a nossa flutuação é definitiva, mas não acaba porque tem raiz”, destacou.

Amin aponta que, nos últimos anos, o Progressistas foi prejudicado pelo fortalecimento do PL, que tem como filiado o ex-presidente Jair Bolsonaro, situação que gera uma maior atração, apesar de o PP também ser conservador. Ele afirma que nenhum diretório do Progressistas no país sofreu mais do que o de Santa Catarina, um estado onde o bolsonarismo é forte e o governador é do PL. Amin destacou que, cerca de 14 prefeitos eleitos pelo PL, em outubro passado, eram originalmente do Progressistas e mudaram antes da eleição.

Apesar disso, Amin comemora o resultado. A eleição de 91 mulheres para as câmaras municipais, em meio a mais de 400 eleitos pelo partido, mostra que há mais espaço no Progressistas. Ele também falou sobre renovação, mencionando que a partir de janeiro o vereador mais jovem do estado será Vitor Schwanke, de 18 anos, e o prefeito Vinícius Ventura, de 28, ambos de Maravilha. "Essa é uma demonstração de vitalidade. Tem que revitalizar. Nenhum outro partido pode dizer que promoveu uma renovação como a nossa”, afirmou.

Sobre 2026, ele acredita que o partido não terá candidato próprio, uma vez que há uma deliberação em vigor para apoiar o governador Jorginho Mello (PL). No entanto, ele fez questão de dizer que, se houver um candidato, ele o apoiará. Sobre o PL, defende que o Progressistas deve ajudar a ganhar a eleição, caso se mantenham juntos, mas sem impor condicionantes.

Eleição não foi definitiva

Numa avaliação mais ampla da eleição, o senador Esperidião Amin (Progressistas) afirma que nenhum dos grandes partidos atingiu seu objetivo. Para ele, quem esperava conquistar a maior fatia do eleitorado teve dissabores e precisará se ajustar à nova realidade. "Não existe uma definição determinada pelo resultado que diga que 2026 está resolvido. Os jornalistas terão muito trabalho. Já receberam agora o seu presente de Natal e Próspero Ano Novo, que foi o resultado. O próspero é porque os jornalistas terão muito trabalho até 2026”, declarou.

Onda

Sobre a possibilidade de uma nova onda política, Amin disse que não acredita, afirmando que o efeito do PL no Brasil tende a diminuir. Ele também mencionou que o governador Jorginho Mello (PL) perdeu disputas importantes em Criciúma, Joinville e Florianópolis, apontando que Criciúma foi influenciada pelo prestígio de uma figura local e a rejeição a outros nomes.

O post Progressistas consolida força nas Câmaras Municipais, acredita Amin apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/politica/progressistas-consolida-forca-nas-camaras-municipais-acredita-amin/
ImprimirReportar erroTags:progressistas, amin, partido, eleição, foi, acredita e resultado500 palavras5 min. para ler

Compartilhar artigo:

Últimos recados#

Redes sociais#

Fale conosco agora