Voltar ao topo.Ver em Libras.
93,3 FMOuça ao vivo
Tocando agora: Daqui a pouco mais músicas na Oeste Capital!

Pessoas ficam presas em elevador após queda de energia em Chapecó

« Mais recente🔀🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:local, pessoa, pode, elevador, bombeiros, não, energia e dentro405 palavras6 min. para ler
Ao menos duas pessoas ficaram presas em elevadores, na manhã desta quarta-feira (19), em Chapecó (SC), após um problema no abastecimento de energia elétrica no município. Os chamados foram recebidos pelo Corpo de Bombeiros e aconteceram no centro e no bairro Passo dos Fortes. Os bombeiros orientam o que fazer em situações como as registradas hoje.
Pela manhã um problema em uma linha de transmissão, deixou 35 mil unidades consumidoras sem energia no município. Com isso, foram registradas situações em que pessoas ficaram presas nos elevadores.
O sargento do Corpo de Bombeiros, Ewerton de Oliveira informou que uma das principais orientações é manter a calma.
"Algumas pessoas têm fobia de ficar em locais fechados, isso dificulta um pouco, mas é preciso manter a calma, porque assim, o elevador é um lugar seguro, ele não vai cair em razão da falta de energia, um técnico ou bombeiro chegará ao local e a pessoa será retirada”
Um segundo passo é acionar o botão de emergência que tem dentro do elevador. Segundo o sargento, ele vai emitir um alarme sonoro que vai alertar que possui uma pessoa presa dentro local.
Ligar e informar que está dentro do elevador também é uma orientação. Ewerton informou que, geralmente, há dentro dos elevadores um número telefônico que a pessoa pode entrar em contato em caso de emergência. A pessoa pode ainda avisar o síndico do local ou pode acionar o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
A pessoa que ficar presa em um elevador deve aguarda uma equipe técnica chegar ao local para resolver o problema, ou ainda os bombeiros.
"Não abra, não tente abrir a porta forçando, pois o elevador pode estar entre um andar e outro, ou pode estar em um local que facilite uma queda dentro do fosso. Além disso, se retornar a energia, essa porta pode se fechar bruscamente ou elevador se deslocar verticalmente, com isso pode acontecer uma tragédia, há até risco de morte”, explicou.
O sargento orienta que também não se deve deixar o local quando outra pessoa, que não é habilitada, abre a porta forçando. Pois, é preciso que uma trava seja acionada, para evitar que o elevador se movimente caso a energia seja restabelecida. Assim, a pessoa será retirada com segurança do local.
Pela manhã, foram pelo menos dois chamados atendidos pelos bombeiros, em Chapecó. Sobre os atendimentos não foram repassados mais detalhes, apenas que aconteceram no centro da cidade e no bairro Passo dos Fortes.

Fonte:/ClicRDC

Últimos recados

Curta o nosso site!