Saudades (SC), Pinhalzinho (SC), Nova Erechim (SC), Nova Itaberaba (SC), Sul Brasil (SC), Serra Alta (SC), Modelo (SC), entre outros, irão realizar panfletagem no local, mas não há pontos de bloqueio de pista. O ato iniciou por volta das 14h.
Segundo informações da comissão organizadora do protesto, a rodovia é um importante canal de escoamento de produção da região. Devido as péssimas condições da pista, lideranças de Pinhalzinho e Nova Erechim idealizaram o protesto que é apartidário e será pacífico.
Durante a ação faixas e cruzes estão sendo expostas para simbolizar as vidas perdidas no trânsito. Também serão feitos pronunciamentos e um documento será elaborado para ser entregue ao Ministério dos Transportes.
Segundo os organizadores, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) devem estar presentes para auxiliar na segurança e na orientação da população.
Conforme a comissão, um levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), apontou que o trajeto entre Chapecó e São Miguel do Oeste é considerado um dos mais perigosos e com pavimento mais prejudicado, ao longo da extensão da via.