A metodologia consiste em atendimentos de monitores, estagiários e profissionais da Assistência Social, psicólogos e pedagogos, CRAS, Cooperativas, SEST/SENAT, entre outras entidades. O programa é caracterizado pelo conhecimento para a vida, com agregação na formação e cotidiano das pessoas, famílias e suas relações com a sociedade.
O "Crescendo e Empreendendo” desperta o empreendedorismo como estratégia para inclusão social e acesso ao mercado de trabalho com noções de organização, autodesenvolvimento, criatividade e comunicação.
Segundo a secretária de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera, os jovens precisam de apoio e um olhar ampliado e apurado dos gestores públicos e parceiros privados sobre o quanto são talentosos e, que muitas vezes por falta de oportunidades, deixam de exercer em sua plenitude a capacidade de tornarem-se cidadãos empreendedores.
A capacitação aos professores e servidores foi conduzida pela consultora credenciada ao Sebrae/SC, Odilene Ozelame, com o objetivo de prepará-los para aplicação do programa em sala de aula.