Em 2017, entre os dias 11 e 15 de outubro, a PRF registrou 146 acidentes, nos quais 152 pessoas se feriram e três morreram nos cinco dias de operação no estado.
Conforme a PRF, Santa Catarina receberá o reforço de 12 policiais de outros estados. Eles vêm de Brasília, Pará, Tocantins e Ceará para atuar na grande Florianópolis e nas rodovias que dão acesso aos municípios que concentram as mais movimentadas festas deste mês (Blumenau, Timbo, Brusque e Itajaí), onde somarão forças ao Grupo de Motociclismo Regional (GMR) e ao Grupo Especial de Fiscalização de Trânsito (GFT), que já estão atuando na região. Nas demais localidades do estado, haverá reforço de agentes que atuam na área administrativa e serão deslocados para a atividade operacional.
O objetivo é aumentar as ações de policiamento e fiscalização para fortalecer a sensação de segurança nas rodovias e evitar condutas que aumentem o risco de acidentes graves e vítimas, com especial atenção às ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, consumo de álcool e infrações envolvendo motociclistas.