Segundo informações da Polícia Militar, o policial estava de folga quando abordou o foragido. O homem apresentou uma identidade falsa, ele estava com o documento de outra pessoa. O foragido foi entregue na Penitenciária Agrícola. O homem tinha dois mandados de prisão ativos.
No dia 10 de maio, uma sexta-feira, era realizado um julgamento no Fórum da Comarca de Chapecó. O réu Andrei Lucas Gross era julgado pela morte de Leandro dos Anjos, mas no momento em que receberia a sentença, ele fugiu.
Quando um dos agentes penitenciários foi buscar o réu para ouvir a leitura da sentença, o rapaz saiu pela janela, por um espaço na grade de aproximadamente 25 centímetros, pouco mais de um palmo. Segundo a PM, o réu Andrei Lucas Gross embarcou na garupa de uma motocicleta nas proximidades da rodoviária.
Ele foi condenado a 14 anos de reclusão, em regime fechado, por homicídio qualificado por motivo torpe. A leitura da sentença ocorreu logo após a fuga e em seguida o acusado foi decretado como fugitivo.