Segundo o delegado de polícia, Rodrigo Moura, a investigação começou há um mês com objetivo de combate o tráfico de drogas na aldeia após indícios de comércio de entorpecentes na área. "Em virtude destes fatos, solicitamos ao Poder Judiciário a expedição de mandados de busca e apreensão”, disse o investigador.
Durante buscas na aldeia, os policiais prenderam um suspeito com cocaína, que era vendida aos indígena, segundo Moura. "A droga era levada até a aldeia por pessoas não indígenas”, pontuou o delegado. O homem foi levado à delegacia de polícia onde foi autuado em flagrante.
Ainda, a Polícia Civil localizou outro homem, indígena, que possuía um mandado de prisão em aberto. "Já tínhamos conhecimento deste fato e fomos na casa dele justamente para prendê-lo”, destacou Moura. "Duas pessoas foram conduzidas à delegacia. As investigações vão continuar a partir deste indivíduo que foi preso com a droga, para desvendar quem são os responsáveis por levar esse entorpecente para dentro da aldeia”, finalizou o delegado.