Dois policiais ficaram no local com os três indivíduos e os outros policiais foram com uma viatura até o suposto local utilizado para a rinha. Ao chegar, os policiais flagraram a rinha entre dois galos e sete homens ao redor de uma arena montada para a disputa ilegal. Quatro deles correram para o mato e dois deles foram capturados pela PM.
Ao todo, havia 21 galos num galinheiro e cinco pessoas foram detidas no local e ainda os dois animais encontrados no carro abordado com mais três homens que também foram detidos e confessaram participação na rinha.
Foi lavrado um Termo Circunstanciado contra o responsável pelo local, de 39 anos, que responderá pelo crime de maus tratos e os demais foram arrolados como testemunhas, mas devidamente cadastrados e podem responder também dentro de suas participações, dependendo do entendimento na audiência.
A arena foi destruída e o responsável ficou como fiel depositário dos galos, tendo que manter os cuidados e a saúde dos animais, com possibilidade de maior responsabilização se não o fizer.