Os serviços estão concentrados dentro da cidade de Coronel Freitas, onde num trecho, localizado na saída para o município de Quilombo, está sendo executado o levantamento da pista para evitar alagamentos. Foram feitos serviços de drenagem, construída uma nova base de pista e a primeira camada de asfalto.
Neste trecho de quase 30 quilômetros, há três pontos com terceiras pistas. O mais longo deles fica no acesso de Chapecó a Coronel Freitas, onde a terceira pista tem extensão de 6 km. Os outros dois pontos estão no trecho de Coronel Freitas até a ponte sobre o Rio Chapecó, divisa com o município de Quilombo. Após a conclusão da última camada de asfalto, inicia a etapa de sinalização, pinturas e colocação de placas.
A recuperação total da SC-157 compreende o trecho de 96 quilômetros de Chapecó a São Lourenço do Oeste e custará R$ 150 milhões ao Governo do Estado. O trecho de São Lourenço do Oeste a Formosa do Sul, de 40 quilômetros, já foi concluído e inaugurado. O trecho de Quilombo, de 25 quilômetros, está em execução e o de Chapecó entrando na reta de finalização.