Ouça a notícia:
O programa Sala de Debates de hoje (29), na Condá FM, teve a participação do Diretor de Segurança Pública da Prefeitura de Chapecó, Roger Lima. O assunto foi trânsito, e tivemos dezenas de participações argumentando sobre problemas e críticas de toda ordem. Contudo, uma coisa precisa ser dita: o principal problema do trânsito em Chapecó é o condutor.
Temos 218 mil veículos na frota municipal, conforme o Detran. Batemos recorde de infrações de trânsito em 2024, chegando a 200 mil registros sem ter concluído ainda o mês de novembro, e com dezembro inteiro pela frente. A maioria dos condutores de Chapecó acredita que ainda vive numa cidade em que pode dobrar à esquerda em qualquer cruzamento, e não entendeu que essa Chapecó ficou no passado, devido ao acelerado crescimento do município.
Obviamente, temos problemas crônicos em alguns pontos da cidade, que só são resolvidos com grandes obras, a exemplo da necessária duplicação da Avenida Ernesto de Marco, do Elevado da Efapi, que já está em construção, e da extensão da Avenida Getúlio Vargas até o bairro Belvedere. No entanto, o trânsito já melhoraria muito se os condutores respeitassem as leis de trânsito.
Tive relato de ouvinte flagrando promotora de justiça estacionando o carro em vaga de PCD. Olha onde a imprudência chega! De nada adianta reclamar das multas ou de como o dinheiro delas é usado, se a pessoa insiste em cometer infrações. A paz no trânsito começa por você. Caminhe algumas quadras a mais, estacione um pouco mais longe. Isso não trará grandes prejuízos, com certeza.
"A tribuna é inviolável”
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu os deputados Cabo Gilberto Silva (PL-PB) e Marcel Van Hattem (NOVO-RS) dos indiciamentos da Polícia Federal após discursos no plenário que criticaram o delegado Fábio Schor, responsável por casos ligados a figuras da direita dentro da corporação, incluindo os inquéritos mais polêmicos envolvendo aliados de Bolsonaro.
Van Hattem disse que o delegado age como bandido e que cria relatórios fraudulentos para manter preso Felipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro. Já o Cabo Gilberto reforçou o discurso de Marcel, e chamou o delegado de "covarde e cadelinha de Alexandre de Moraes”. O posicionamento de Lira nesse contexto é uma imposição de limites contundentes sobre as ações do Poder Judiciário, principalmente no que se refere à imunidade parlamentar. Parabéns ao presidente da Câmara por agir de forma correta.
Segundo a newsletter The News, além do discurso, Lira teria orientado os deputados a não irem depor, justamente por considerar o indiciamento ilegal. Do outro lado, a PF afirma que houve os crimes de calúnia e difamação, alegando que o direito à imunidade não é absoluto. O artigo 53 da Constituição de 1988, que regulamenta a imunidade parlamentar, diz que "deputados e senadores são invioláveis por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”. Que se cumpra a Constituição, senhores!
Recadinhos
- Segue a campanha "Ajude o Claude” para financiar a reabilitação e o custeio familiar de Claudenir de Morais, que sofreu um acidente de trabalho no dia 5 de novembro, em Chapecó. As doações podem ser feitas pelo site vaka.me/5202451.
- Parabéns à Diretoria de Segurança Pública da Prefeitura de Chapecó pela nova política de informar à imprensa todos os fechamentos de vias autorizados. Ajuda muito a comunidade e os meios de comunicação.
- Domingo (1º), às 14h, você tem um compromisso na Arena Condá. Prestigie a final da Série Prata do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Chapecó. Entrada gratuita!
- O Amigos OJR, time do projeto esportivo da Igreja Renovar em Cristo, joga contra a JL Construções. Mais de mil pessoas são esperadas para assistir ao jogo. A torcida do OJR está fazendo grandes investimentos para proporcionar uma linda festa.
O post O principal problema do trânsito em Chapecó é o condutor apareceu primeiro em ClicRDC.