Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandeIntensidade de coresEspaçar caracteresPausar animações

No Oeste, Colombo anuncia recursos para reconstrução após enxurrada

🔀
Em Coronel Freitas, R$ 700 mil de fundo serão antecipados.
Governador diz que estado oferecerá casas modulares a famílias atingidas.

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, visitou neste sábado (18) algumas cidades atingidas pela enxurrada que ocorreu durante a semana. Ele esteve nos municípios deChapecóSaudadesMaravilha e Coronel Freitas.
Em Coronel Freitas, Colombo reconheceu o decreto municipal de calamidade pública e anunciou a conclusão da pavimentação da SC-157, que corta a cidade, e a antecipação de R$ 700 mil do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), para revitalização da Avenida Santa Catarina, no Centro da cidade.
Em Chapecó, Colombo anunciou a liberação de recursos para reconstrução de pontes e pontilhões, com o uso de kits de transposição de obstáculos. "Também vamos construir casas modulares, as mesmas usadas em Xanxerê”, destacou o governador.
De acordo com o mais recente relatório da Defesa Civil estadual, divulgado neste sábado, 54 municípios foram afetados por temporais em Santa Catarina desde sexta-feira (10). Vendavais, granizo, deslizamentos, enxurradas, inundações, alagamentos, além da chuva intensa afetaram 13.511 pessoas.
"Vamos agilizar a liberação dos recursos para a construção de pontes que foram levadas pela força das águas, deixando comunidades e linhas de produção no interior ilhadas", disse Colombo.
Saiba como ajudar as vítimas da enxurrada
Kits de transposição
Os kits de transposição de obstáculos são montados nos municípios em situação de emergência com laudo após visita técnica dos coordenadores regionais. O custo é 50% mais baixo e são necessárias cerca de duas horas para a montagem.
Colombo explicou que a cabeceira das pontes é construída em parceria com as prefeituras e o restante da estrutura fica pronta em um dia. Também serão levadas às cidades as casas modulares, que já foram utilizadas em Xanxerê, também no Oeste, após o município ser atingido por um tornado.
Para os municípios atingidos será assinada na próxima segunda (20), uma medida provisória liberando o acesso ao crédito para os empresários atingidos. Os valores serão disponibilizados sem juros e com carência. Outra ação é a prorrogação do recolhimento do ICMS por 60 dias para empresas atingidas.
Chuva em SC
Ao menos 22 cidades decretaram situação de emergência. Saudades, Coronel Freitas e Maravilha, todas no Oeste, decretaram calamidade pública.
Ao menos oito pessoas ficaram feridas e outras duas morreram em decorrência das chuvas. Uma mulher foi arrastada pela correnteza em Coronel Freitas, no Oeste, e um jovem de 19 anos foi atingido por uma descarga elétrica causada por um raio em São Joaquim, na Serra. Pelo menos 1.421 pessoas ficaram desalojadas e 62, desabrigadas.
Em relação aos prejuízos materiais, 1.251 mil casas e 85 empresas ficaram danificadas ou destruídas. Também houve 41 infraestruturas e instalações públicas atingidas ou danificadas e 582 infraestruturas danificadas ou completamente destruídas.

Tags:semana, raimundo, freitas, coronel, atingidas, casas e atingidos438 palavras4 min. para ler

Últimos recados#

Redes sociais#

Fale conosco agora