Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandeEspaçar caracteresPausar animações

Nelson Locatelli recebe título de cidadão honorário de Chapecó

🔀




O Poder Legislativo de Chapecó realizou segunda-feira (9), no plenário da Câmara, uma sessão solene de entrega do título de cidadão honorário a Nelson Carlos Locatelli. Essa proposição foi apresentada pelo vereador Cleber Fossá (MDB), e aprovada por unanimidade, reconhecendo a trajetória de cidadãos que não nasceram em Chapecó, mas que fizeram daqui a sua residência, trabalharam, formaram família e, principalmente, se doaram pelo desenvolvimento da cidade.

Vereador proponente, Fossá comentou que Nelson Locatelli contribuiu de forma efetiva com o município, tanto na vida pública como nas atividades privadas. "Ele foi um grande defensor do direito das pessoas e um político exemplar e que ajudou no crescimento e desenvolvimento de Chapecó”, disse. "O senhor Locatelli possui uma extensa e dedicada trajetória de contribuição com Chapecó, seja na área da advocacia e como vereador, vice-prefeito e deputado estadual”.

Locatelli lembrou a sua trajetória profissional e política, falou sobre o início de sua carreira de advogado e também sobre a sua eleição como vereador, em 1976, e posteriormente também como deputado, em 1978, vice-prefeito, em 1982, e novamente como deputado, em 1986. Ao encerrar o mandato, em 1991, decidiu voltar à iniciativa privada. "Foi uma jornada incrível e de entrega nos cargos políticos que exerci. Agradeço a Chapecó por tudo”, disse o homenageado.

História pessoal e profissional

Nelson Carlos Locatelli nasceu no dia 14 de dezembro de 1937, em Lajeado (RS), filho de Carlos Locatelli e Zeferina Pallaoro Locatelli. A família se mudou para a linha Golfo, Xaxim, em 1943. Cursou o primário na linha Golfo e Lajeado Grande, em Xaxim, tendo a mãe como professora. De 1949 a 1952 estudou no seminário Franciscano de Luzerna e em Rio Negro; depois em 1956 ele ingressou no ginasial e cursos o segundo grau no Colégio Marista Frei Rogério, em Joaçaba.

Concluiu o curso Técnico em Contabilidade, em 1960, no Colégio Marista Conceição, em Passo Fundo (RS). Ele cursou a faculdade de Direito em Passo Fundo, de 1960 e 1965. Casou-se com a professora Ione Shirlei do Prado Locatelli, natural de Chapecó, em 1968, se estabelecendo em Chapecó. São pais de Paulo Antônio e Júlio André, ambos promotores de Justiça, casados com Anna Paula e Maria Luiza, e ainda são avós de Ana Carolina, Enzo Antônio, Valentina e Isadora.

Em 1964 e 1965 advogou no escritório do Dr. Roberto Machado, em Xanxerê, e tem até hoje a inscrição da OAB-SC, número 775, sendo a mais antiga de Chapecó. No período de 1967 a 1978 manteve escritório de advocacia nas comarcas de Chapecó e de Xaxim, enquanto foi professor de Direito Usual e Legislação do 2º Grau durante dez anos no Colégio Marista de Chapecó. Foi o membro fundador da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Chapecó, em 1971.

Trajetória política

Filiou-se na década de 1970 ao PMDB de Chapecó, ocupando a presidência do partido em três oportunidades. Iniciou a vida política em 1976, eleito vereador à Câmara de Chapecó, sendo o mais votado do partido, e exercendo o seu mandato até 1978, ano em que ele se elegeu para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), como deputado estadual, recebendo 14.114 votos. Nelson Locatelli foi deputado estadual durante a 9ª Legislatura catarinense (1979-1983).

Em 1982, ele se elegeu vice-prefeito de Chapecó, na chapa encabeçada por Ledônio Migliorini (PMDB), para o mandato entre os anos de 1983 a 1988, ocupando a direção da Companhia de Desenvolvimento de Chapecó (CODEC) e assumindo o comando da Prefeitura de Chapecó em cinco oportunidades distintas. Ele foi novamente eleito deputado estadual para o Parlamento de Santa Catarina no ano de 1986, recebendo um total de 15.672 votos, também pelo PMDB.

Locatelli assumiu a função na 11ª Legislatura (1987-1991). Foi deputado constituinte e assinou a Constituição catarinense em 5 de outubro de 1989. Foi também secretário da Mesa Diretora da Alesc, entre os anos de 1988 e 1990. Durante o segundo mandato participou das Comissões Perma de Redação de Leis; e de Ciência, Tecnologia, Agricultura, Economia e Desenvolvimento. Encerrou a sua trajetória política com o término de seu mandato de deputado no ano de 1991.

Homenagens

Recebeu três placas da Assembleia Legislativa: nas comemorações de 25 anos da instalação da Assembleia Constituinte Estadual, no ano de 2013; homenageado como deputado constituinte de 1989, em uma sessão especial da Assembleia Legislativa em 2019, nas comemorações de 30 anos da Carta Constitucional catarinense; e em 2024, em uma sessão especial organizada pela Assembleia Legislativa de celebração de 35 anos de promulgação da Constituição catarinense.

Nelson Locatelli tem como hobby desde jovem, quando ele morava em Joaçaba, de colecionar selos, cédulas e moedas. Ele possui também ampla pesquisa documental sobre a genealogia da família Locatelli, que inclusive resultou na publicação de um livro em 2016, a obra intitulada de "Storia Della Famiglia Carlo Locatelli e Ernesta Ermaini”. Locatelli também possui como negócio manter propriedade rural para criação de gado, além de ter outras atividades no meio privado.

Vereador Cleber Fossá, Nelson Locatelli, Ione Shirlei Nelson Locatelli e o presidente da Câmara, André Kovaleski

O post Nelson Locatelli recebe título de cidadão honorário de Chapecó apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/sem-categoria/nelson-locatelli-recebe-titulo-de-cidadao-honorario-de-chapeco/
ImprimirReportar erroTags:locatelli, chapecó, deputado, foi, nelson, anos e vereador808 palavras8 min. para ler

Compartilhar artigo:

Últimos recados#

Redes sociais#

Fale conosco agora