O Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, concedeu entrevista ao jornalismo da Atual FM, dizendo que autorizou a inclusão do estudo de viabilidade junto no pacote que irá "privatizar” a BR-470. A previsão do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é de que os levantamentos iniciem no início do ano que vem.
O anúncio de que o trecho de Concórdia seria incluso no pacote de concessão em 2016 foi feito durante audiência das lideranças políticas regionais em Brasília. Rodrigues disse que Concórdia será contemplada no próximo pacote de concessões.
As equipes técnicas já estão incluindo no próximo estudo o trecho do trevão até a divisa com o Rio Grande do Sul. Os técnicos da ANTT voltaram a sustentar que a inclusão desse trecho de Concórdia na licitação que será lançada nesse ano seria inviável financeiramente e os pedágios teriam preços valorizados prejudicando o motorista que teria que desembolsar um valor maior.
Participaram da audiência em Brasília, o prefeito João Girardi, o secretário de Obras e Urbanismo, Mauri Maran, o prefeito de Irani, Mauri de Lima, e os representantes da ACIC de Concórdia, Maria Luisa Lasarin e Sérgio Radin.