Voltar ao topo.Ver em Libras.
93,3 FMOuça ao vivo
Tocando agora: Daqui a pouco mais músicas na Oeste Capital!

Lançado o Movimento Maio Amarelo 2016

« Mais recente🔀🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:trânsito, pedestres, ações, segurança, motoristas, comunidade, conscientização e dirigir469 palavras7 min. para ler

Iniciou segunda-feira (02), o Projeto Maio Amarelo – Chapecó 2016. A cerimônia de lançamento aconteceu no Sest/Senat e reuniu autoridades, comunidade e alunos da Escola Básica Municipal Jacob Gizi. O evento enfatizou a segurança de motoristas e pedestres através de uma peça teatral divertida sobre as regras no trânsito. 
"O Maio Amarelo serve como um alerta para a comunidade. Chega de perdermos tantas vidas inocentes no trânsito. Ações simples diariamente, podem reduzir os grandes índices que marcam as notícias em todo o país”, enfatiza o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.
 
Na oportunidade, um painel com a participação do Promotor de Justiça Eduardo Sens, do Procurador do Município Ricardo Cavalli, além de representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Sest/Senat, trouxeram dados importantes sobre as vidas que se perdem no trânsito.
 
Para Paulo César Martins, cadeirante desde os 18 anos de idade após ser vítima de acidente no trânsito, o que pode mudar as estatísticas é a conscientização das pessoas. "Enquanto motoristas a conscientização quando estão dirigindo e aos pedestres muita atenção ao atravessar a rua, além de maior fiscalização. Essas são ações de respeito a vida”, salienta.
O Movimento
 
O Movimento Maio Amarelo tem como proposta chamar a atenção da sociedade para os altos índices de violência no trânsito, um dos principais motivos de mortes e feridos no mundo. Dentre os objetivos está realizar ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil organizada, discutindo alternativas que garantam a segurança viária, tanto de pedestres, como de motoristas. Para reverter este quadro serão desenvolvidas ações de conscientização, aliadas ao amplo debate com a comunidade, falando sobre responsabilidades e comportamento durante os deslocamentos diários no trânsito.
 

10 regras para um trânsito seguro
 
• Todos os ocupantes dos veículos, adultos e crianças, devem usar o cinto de segurança inclusive no banco de traseiro.
• Crianças de até 7 anos e meio, no carros devem usar os equipamentos de proteção adequados a idade (bebê conforto, cadeirinhas ou assento de elevação).
• Pedestre deve ser respeitado. Lembre-se: Você também é pedestre. Dê passagem a vida!
• Dirigir embriagado reduz 25% o tempo de reação, aumentando o risco de acidentes. Se beber, vá de ônibus, táxi ou carona.
• Bicicleta também é veículo, portanto deve respeitar a sinalização de trânsito. Motorista, mantenha uma distância segura de 1,5m ao ultrapassar ciclistas.
• Respeite limites de velocidade. Reduza a velocidade em frente a escolas ou lugares de grande concentração de pedestres.
• Motociclista use sempre os equipamentos de proteção: capacete, luvas, botas e jaqueta.
• Respeite as vagas reservadas para idosos e deficientes. A gentileza melhora a convivência no trânsito.
• Não use o celular enquanto dirige. A distração é um dos principais fatores de risco para quem está ao volante.
• Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Pare e descanse antes de pegar a estrada.
 

Fonte:/Prefeitura de Chapecó

Últimos recados

Curta o nosso site!