O fato ocorreu após a Polícia Militar local receber informação de que esse indivíduo estava vendendo essa motocicleta pela internet e que ontem iria se encontrar com alguém na praça para negociá-la. Após monitoramento pela Agência de Inteligência, foi realizada a abordagem do indivíduo e recuperada a motocicleta. Ela apresentava placa IMB-7882, mas a verdadeira é IDE-0581. No momento da prisão, uma guarnição do GP/Choque/PMSC de Florianópolis que está na região em treinamento passava pelo local a apoiou abordagem.
A motocicleta recuperada e o homem de 18 anos preso foram entregues na Central de Plantão Policial (CPP) de Chapecó, para os procedimentos cabíveis. O cidadão preso possuía apenas uma passagem por ameaça, quando adolescente.
Segundo uma testemunha que prestou depoimento na Delegacia, um amigo que era dono da motocicleta furtada em Chapecó e que no momento estava viajando, havia visto o anúncio da moto pela internet, com outra placa, mas havia a reconhecido por algumas características marcantes, por exemplo, pela diferença de tonalidade das lanternas de seta da traseira.
A motocicleta havia sido furtada por volta das 22h30 do dia 03 de novembro, na Rua João Bao, bairro Efapi, em Chapecó, quando segundo a vítima, chegou do trabalho e a deixou estacionada na via pública e cerca de uma hora após, foi pegar e não estava mais lá.