Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandeIntensidade de coresEspaçar caracteresPausar animações

Instalação da UFFS em Concórdia poderá ser confirmada nesta terça

🔀
A partir desta terça-feira (4), Concórdia terá uma estimativa de quanto será o tempo de espera para a instalação do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no município, com possibilidade de ocorrer ainda neste ano. Uma reunião em Brasília, entre a reitoria da universidade e o secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, definirá sobre a liberação de vagas para a contratação de 30 professores e 20 técnicos, necessários para o início dos três cursos de engenharias propostos para Concórdia.

A informação foi repassada pelo reitor interino da UFFS, Antônio Inácio Andriolli, que na tarde de sexta-feira (31), recebeu os vereadores Vilmar Comassetto e Rogério Pacheco, além do presidente da Câmara de Vereadores de Concórdia, Mauro Mendes, em seu gabinete, em Chapecó. A preocupação com a instalação do campus ficou maior depois do anúncio do corte de gastos do governo federal, anunciado em fevereiro, o que poderá implicar em um tempo maior de espera.

Segundo Andriolli, Concórdia é a primeira da lista, conforme anunciado pelo então ministro da Educação, Aloísio Mercadante, no fim de 2013. "Primeiro é Concórdia e depois começa a fila de espera”, confirmou o reitor. A possibilidade de iniciar a implantação da universidade ainda neste ano em Concórdia, com início das aulas em 2016, poderá ser confirmada na terça (4), caso as vagas - ainda da reserva do MEC - serem liberadas e destinadas aos cursos a serem implantados no município. "Caso as vagas não sejam liberadas, Concórdia terá que entrar no próximo pacote de expansão da universidade, que terá que passar pelo Congresso Nacional”, adiantou Andriolli.

Sede

No caso de liberação das vagas para a contratação dos professores e técnicos, a instalação da universidade iniciaria de forma provisória, na estrutura do antigo Senai, já adquirida pela administração de Concórdia. "Depois de implantada na estrutura provisória, se iniciariam as obras da sede própria”, disse o reitor. Caso tenha que aguardar pelo novo pacote de expansão, possivelmente a universidade já iniciaria as atividades na sede própria, que ainda depende da confirmação dos recursos para a construção, já que a emenda parlamentar coletiva deste ano, que garantiria parte da obra foi cortada.

Manifestação

O vereador Vilmar Comassetto, presidente da Comissão Interna da Câmara em Prol da UFFS, fez a entrega de um documento ao reitor, com o objetivo de reforçar o apoio à demanda da universidade. Comassetto agradeceu pela atenção e empenho da reitoria, que tem trabalhado com para a confirmação do campus em Concórdia.

Tags:concórdia, universidade, lista, repassada, foi, liberação e iniciar404 palavras4 min. para ler

Últimos recados#

Redes sociais#

Fale conosco agora