O cronograma com as datas específicas para cada região da cidade é distribuído nos Bairros e Loteamentos, e também está à disposição em Centros de Saúde da Família (CSF) e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Até o próximo dia 24 de maio o recolhimento deve ocorrer nos bairros: São Cristóvão, Bela Vista, Alvorada, Cristo Rei, Trevo, Belvedere, Vila Rica e Dom Gerônimo.
O material de divulgação distribuído pela Prefeitura tem a intenção de orientar o cidadão sobre a necessidade de realizar a poda observando o período de coleta no bairro dele. Conforme o Secretário de infraestrutura urbana, Ivaldo Pizzinatto a população precisa ficar atenta aos dias de coleta, para realizar a poda de acordo com o cronograma estipulado. "Evitando o acúmulo desnecessário de galhos e a consequente proliferação de insetos”, ressaltou.
É necessário observar também o tipo de poda a ser feito, para que a árvore não sofra agressões severas. Se o morador prejudicar as árvores sofrerá as penalidades da Lei Federal dos Crimes Ambientais. "A comunidade deve procurar um profissional capacitado para executar o serviço e adotar a poda de limpeza e não a de supressão. Cortar apenas galhos secos, podres ou com algum tipo de risco. Caso contrário, a planta poderá enfraquecer, diminuindo o tempo de vida”, explicou o Secretário.
Pizzinatto alerta ainda que a população não pode realizar a poda de arbustos localizados em espaços públicos, como passeios, praças, parques e canteiros centrais. O código de Posturas de Chapecó proíbe a poda, corte, pintura, derrubada ou sacrifício da arborização pública. É caracterizado como crime danificar, destruir ou lesar plantas ornamentais de logradouros públicos.
Segundo a Prefeitura, o cronograma poderá sofrer alterações devido às condições climáticas. Dúvidas ou denúncias de poda irregular em árvores localizadas em espaços públicos podem ser realizadas na Secretaria de Infraestrutura Urbana, no telefone 3319-3600.