Desde esta semana, um médico e um enfermeiro do SARA em Chapecó acompanharão a equipe do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAERFron) para os atendimentos que tenham feridos graves ou vítimas que necessitem atendimento de urgência. A dupla de profissionais do SARA estará nos períodos de plantão com o SAERFron, das 7h até 21h (ou até quando ainda há luz).
É o primeiro convênio deste tipo com a saúde municipal que é estabelecido no Estado. As ocorrências acionadas pelo SAMU ou por algum órgão da Secretaria de Segurança Pública para este tipo de demanda passará a ser atendido, também pelo SAERFron, dentro desta parceria.
A equipe do SAERFron também foi capacitada em alguns tipos de atendimento pré-hospitalar e fica disponível, caso seja necessário. O SAERFron em parceira com o SARA realizou, em novembro deste ano, um treinamento de atendimento aeromédico. A proposta do curso foi a preparação dos agentes que atuarão nos resgates e atendimentos de emergência na região de Chapecó, em razão deste convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Polícia Civil.
O curso foi ministrado por um médico e um enfermeiro especialistas em atendimento e resgate aeromédico. A equipe do SAERFron ficou com a parte de segurança de voo, embarque, desembarque e espaço de cabine.