Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Helicóptero faz primeiro transporte médico pelo Sara#

🔀
Nesta quinta-feira (17), foi realizado o primeiro atendimento médico em função do convênio entre a Polícia Civil de Santa Catarina, Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, na prestação do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (SARA), no município de Chapecó, firmado na última terça-feira (15). Foi feita a transferência de urgência de uma paciente de 56 anos com problemas graves no coração do município de Maravilha para Xanxerê, onde fará uma cirurgia.
Desde esta semana, um médico e um enfermeiro do SARA em Chapecó acompanharão a equipe do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAERFron) para os atendimentos  que tenham feridos graves ou vítimas que necessitem atendimento de urgência. A dupla de profissionais do SARA estará nos períodos de plantão com o SAERFron, das 7h até 21h (ou até quando ainda há luz).
É o primeiro convênio deste tipo com a saúde municipal que é estabelecido no Estado. As ocorrências acionadas pelo SAMU ou por algum órgão da Secretaria de Segurança Pública para este tipo de demanda passará a ser atendido, também pelo SAERFron, dentro desta parceria.
A equipe do SAERFron também foi capacitada em alguns tipos de atendimento pré-hospitalar e fica disponível, caso seja necessário. O SAERFron em parceira com o SARA realizou, em novembro deste ano, um treinamento de atendimento aeromédico. A proposta do curso foi a preparação dos agentes que atuarão nos resgates e atendimentos de emergência na região de Chapecó, em razão deste convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Polícia Civil.
O curso foi ministrado por um médico  e um enfermeiro especialistas em atendimento e resgate aeromédico. A equipe do SAERFron ficou com a parte de segurança de voo, embarque, desembarque e espaço de cabine.

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:saerfron, atendimento, foi, sara, chapecó, secretaria e equipe286 palavras2 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out