A obra era um sonho antigo dos moradores da comunidade, que aguardavam há mais de 20 anos pelo asfalto. Para a população, significa o fim da convivência diária com poeira e barro. Quando chovia muito, alguns trechos ficavam intransitáveis, comprometendo a locomoção dos moradores e o escoamento da produção, como relatou o morador de Alto da Serra, Antônio Bellé.
"Quando chovia não dava para andar, pois havia muito barro. Vivíamos separados dos outros locais e nos sentíamos abandonados. Nossos jovens não ficavam no distrito, iam em busca de trabalho em outros locais. O transporte da nossa produção era complicado. Agora nossa realidade vai ser outra. O asfalto ficou lindo, com qualidade, é a realização de um sonho”, contou.
"Mudou tudo aqui. O acesso ficou ótimo. Facilita a vida dos moradores e de quem vem trabalhar na escola, no posto de saúde e de quem estuda em faculdade em outra cidade. Chega de poeira e barro. Esse tempo passou”, destacou a moradora Sueli Lollato.
A professora aposentada de Alto da Serra, Diversina Bolsoni, disse que o asfalto vai trazer desenvolvimento ao distrito, que tem uma agricultura forte e necessitava do acesso para o escoamento da produção agrícola. "É uma grande conquista. Nossa comunidade merecia”.
Em Alto da Serra, foram pavimentados 7,6 quilômetros, sendo 3,6 quilômetros no perímetro de Guatambu e 4 quilômetros em Chapecó. O acesso, denominado Aury Luiz Bodanese, liga Alto da Serra à SC-283. O asfalto beneficia de forma direta mais de 300 famílias do distrito e de outras seis comunidades próximas, localizadas no interior.
Ordem de serviço
O governador do Estado, Raimundo Colombo, também entregou a ordem de serviço para a revitalização da SC-283. O trecho que será revitalizado é de 35 quilômetros e fica entre os municípios de Chapecó e Águas de Chapecó. O investimento será em torno de R$ 18 milhões. A obra foi dividida em dois trechos: Chapecó/ Planalto Alegre e Planalto Alegre/Águas de Chapecó. Serão executados os serviços de pavimentação, drenagem, sinalização e obras complementares.