Uma Guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tática (PPT) fazia buscas e avistou um indivíduo nas mesmas características repassadas pelas vítimas, tentou fazer a abordagem na Rua Castro Alves, ao lado de uma distribuidora de frutas, mas o suspeito fugiu correndo e se jogou em um córrego que corta a Rua Nilo Peçanha.
Os policiais fizeram o cerco e utilizaram diversas técnicas, inclusive a pistola Taser quando o suspeito tentou investir contra um dos policiais com uma faca, que era a arma usada para ameaçar as vítimas na lotérica.
Segundo a PM, ele foi preso, não portava documentos e identificou-se com um nome que não fechava com as demais informações. Ele foi reconhecido pela vítima e, após muito trabalho de levantamento de informações, inclusive com apoio da PM do Paraná (PMPR), que deslocou para colher informações em uma casa em Curitiba, ele foi identificado como Vanderlei Cardoso da Silva, 28 anos, natural de Romelândia e foragido da Penitenciária de Chapecó, onde cumpria pena por outros dois assaltos e recebeu o benefício da saída temporária no Natal, mas não retornou na data de 3 de janeiro, quando deveria. Ele já possuía histórico de duas fugas, uma em 2010 e outra em 2012. Ele tem histórico de envolvimento em furtos e roubos em São José e Chapecó.