Obs.: a página impressa não é necessariamente idêntica à página exibida na tela.
Item adicionado ao pedido! E agora?
Permanecer na página atualIr para a tela de finalização do pedido
Voltar ao topo.
93,3 FMOuça ao vivo
Tocando agora: Daqui a pouco mais músicas na Oeste Capital!

Empresas concluem renovação de cartões do transporte coletivo urbano de Chapecó

AnteriorPróximo
« Última» Primeira
ImprimirReportar erroTags:uceff, boleto, retirada, adquirido, especialmente, pelas, possuem e volume567 palavras9 min. para ler
Empresas concluem renovação de cartões do transporte coletivo urbano de ChapecóVer imagem ampliada
Chapecó - O processo de troca dos cartões do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo urbano de Chapecó foi encerrado com a substituição desses documentos de identificação dos usuários. A troca iniciou em julho do ano passado e terminou no último dia 6. Também foram substituídos os equipamentos denominados como validador, instalado em 70 ônibus da Auto Viação e 13 da Transporte Tiquin, empresas que investiram, proporcionalmente, aproximadamente R$ 1 milhão na melhoria.

Os principais objetivos da mudança, autorizada pela Prefeitura de Chapecó, foram de modernizar o sistema e permitir maior agilidade e segurança, contribuindo para evitar fraudes. Outra vantagem é a possibilidade de o passageiro realizar a compra da passagem através da internet. Além disso, nos ônibus da Auto Viação Chapecó o novo equipamento foi integrado ao sistema biométrico para reconhecimento facial, que elimina o uso indevido dos cartões que proporcionam as chamadas gratuidades, cujo custo final recai sobre todo o conjunto de passageiros.

Foram substituídos os cartões de estudantes , de idosos, dos portadores de necessidades especiais e acompanhantes , de carteiros e fiscais da prefeitura, do passe cidadão, o antigo passe urbano e do vale transporte. Com a mudança, também foi reduzido o número de cartões em circulação, em função de um grande número não serem mais utilizados ou terem vencido. Somente na Auto Viação Chapecó o total de cartões emitidos passou de 210.175 para 29.500. As maiores quantidades hoje envolvem o vale transporte (de 77.866 para 11.650), o passe de estudante (de 54.121 para 5.544) e o passe cidadão (de 56.438 para 4.495).

Quem ainda não realizou a troca, pode efetuar a atualização para o sistema novo, sem custo. Os créditos restantes no cartão antigo são convertidos, mas a Auto Viação alerta para que a troca seja agilizada, pois a qualquer momento os cartões antigos podem não ser mais recebidos, em vista da retirada do validador antigo dos ônibus.

Compra pela internet

Na Auto Viação Chapecó, o vale transporte pode ser adquirido por meio da internet, especialmente pelas empresas que possuem grande volume de cartões. Pelo sistema adotado, a empresa interessada acessa o site da Auto Viação, faz a compra e emite o boleto. Depois, ao ser constatado o pagamento via sistema eletrônico, a Auto Viação processa o carregamento dos créditos (à noite quando os ônibus vão à garagem para manutenção e limpeza), de forma que no dia seguinte o usuário do vale transporte efetive a recarga embarcada dentro do ônibus. Com isso, a empresa que adquire o vale transporte têm condições de verificar o uso feito pelo funcionário, inclusive em termos da quantidade utilizada. Somente quem não tiver condições de adquirir o vale transporte pela internet deve comparecer à central de atendimento, na Rua Nereu Ramos, próximo ao terminal urbano, para a compra e recarga no local. 


A partir de fevereiro também será possível, na Auto Viação, a compra dos passes cidadão e de estudante via internet, tal como acontece com o vale transporte. Para estudantes, esse processo somente será possível para quem estuda em escolas ou universidades que fizeram integração de dados ao sistema da Auto Viação, como é o caso da Unochapecó. Para facilitar o cadastro dos alunos de forma menos burocrática por meio da integração de sistemas, o diretor da Auto Viação Chapecó, João Carlos Scopel, indica que estão sendo buscadas parcerias com universidades e escolas. Além de projeto piloto implantado com a Unochapecó, o diretor especifica que estão em andamento definições com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Uceff e escolas.

Fonte:Extra Comunica | Foto: Arquivo/PMC
Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it

Últimos recados

AnteriorPróximo

Curta o nosso site!

AnteriorPróximo