
Foram substituídos os cartões de estudantes , de idosos, dos portadores de necessidades especiais e acompanhantes , de carteiros e fiscais da prefeitura, do passe cidadão, o antigo passe urbano e do vale transporte. Com a mudança, também foi reduzido o número de cartões em circulação, em função de um grande número não serem mais utilizados ou terem vencido. Somente na Auto Viação Chapecó o total de cartões emitidos passou de 210.175 para 29.500. As maiores quantidades hoje envolvem o vale transporte (de 77.866 para 11.650), o passe de estudante (de 54.121 para 5.544) e o passe cidadão (de 56.438 para 4.495).
Quem ainda não realizou a troca, pode efetuar a atualização para o sistema novo, sem custo. Os créditos restantes no cartão antigo são convertidos, mas a Auto Viação alerta para que a troca seja agilizada, pois a qualquer momento os cartões antigos podem não ser mais recebidos, em vista da retirada do validador antigo dos ônibus.
Compra pela internet
Na Auto Viação Chapecó, o vale transporte pode ser adquirido por meio da internet, especialmente pelas empresas que possuem grande volume de cartões. Pelo sistema adotado, a empresa interessada acessa o site da Auto Viação, faz a compra e emite o boleto. Depois, ao ser constatado o pagamento via sistema eletrônico, a Auto Viação processa o carregamento dos créditos (à noite quando os ônibus vão à garagem para manutenção e limpeza), de forma que no dia seguinte o usuário do vale transporte efetive a recarga embarcada dentro do ônibus. Com isso, a empresa que adquire o vale transporte têm condições de verificar o uso feito pelo funcionário, inclusive em termos da quantidade utilizada. Somente quem não tiver condições de adquirir o vale transporte pela internet deve comparecer à central de atendimento, na Rua Nereu Ramos, próximo ao terminal urbano, para a compra e recarga no local.
A partir de fevereiro também será possível, na Auto Viação, a compra dos passes cidadão e de estudante via internet, tal como acontece com o vale transporte. Para estudantes, esse processo somente será possível para quem estuda em escolas ou universidades que fizeram integração de dados ao sistema da Auto Viação, como é o caso da Unochapecó. Para facilitar o cadastro dos alunos de forma menos burocrática por meio da integração de sistemas, o diretor da Auto Viação Chapecó, João Carlos Scopel, indica que estão sendo buscadas parcerias com universidades e escolas. Além de projeto piloto implantado com a Unochapecó, o diretor especifica que estão em andamento definições com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Uceff e escolas.