Durante a programação foram montadas tendas de vendas de produtos e realizadas oficinas e workshops de técnicas de trabalhos manuais. Além disso, o evento teve atividades de orientação e aprendizagem para os artesãos e estudantes. A professora Ana Mery Sehbe de Carli, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), falou sobre 'Aspectos sobre a identidade cultura: estratégias competitivas para o artesanato e inovação'. Também aconteceu uma mesa-redonda com a professora Rachel de Quadros, do curso de Design de Moda da Unochapecó, e pela designer Silvia Baggio, para falar sobre a identidade local para o desenvolvimento do artesanato. Também foram realizados workshops sobre crochês e suas variações, bambú, souvenirs culturais e artesanato com reaproveitamento de caixas de frutas. Teve ainda exposições e comercialização de trabalhos artesanais.
De acordo com a coordenadora do evento, Graciela Novakowski, o principal objetivo é ampliar a percepção da sociedade para a valorização do artesanato local. "Resgatar a identidade cultural e fortalecer o artesanato e o fomento da atividade, visando dar maior visibilidade ao trabalho e ao valor cultural que carrega", acrescenta.
Outro evento programado para o mês de março é a Feira de Artesanato que acontecerá no sábado (24), das 10 às 17 horas, no estacionamento no Centro Público de Economia Solidária Mario Faccio, na Avenida Nereu Ramos, 1750 – E, bairro Passo dos Fortes em Chapecó, anexo ao Mercado Publico Regional. O objetivo é divulgar e comercializar artesanato.
Fonte e imagem: Prefeitura de Chapecó