Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandeEspaçar caracteresPausar animações

Conheça os vencedores do 1º Prêmio ACMP de Jornalismo

  1. Inicial
  2. Blog
  3. Geral
  4. Conheça os vencedores do 1º Prêmio ACMP de Jornalismo
Veja também
🔀












Os vencedores do 1º Prêmio ACMP de Jornalismo foram anunciados nesta segunda-feira (29), em cerimônia na sede do Ministério Público de Santa Catarina, em Florianópolis. Foram reconhecidos sete trabalhos – três nas categorias de telejornalismo, e webjornalismo e impresso, e um na categoria de radiojornalismo. O 1º Prêmio ACMP contou com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina e com a Escola do MP. A premiação totalizou R$ 15 mil. 

Veja as fotos da premiação aqui

Reveja a solenidade aqui.

O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, destacou que o Ministério Público e a imprensa têm uma origem comum que é defender pilares da nossa república, como a democracia, a probidade administrativa. ¿O MP é um organismo do Estado que tem independência e autonomia e só assim nós conseguimos avançar. E para defender esses valores é muito importante que o jornalista conheça a missão do Ministério Público”, disse. O PGJ afirmou que no planejamento da instituição um dos pilares é estreitar ainda mais o relacionamento com a imprensa. "É por meio da imprensa que a sociedade conhece cada vez mais a nossa atuação. E conhecer o que o Ministério Público faz é uma forma de promover a cidadania. Esse prêmio é o nosso reconhecimento da importância que a imprensa tem em nosso o Estado ", disse Trajano.

O Presidente da ACMP, Alexandre Estefani, reforçou que este é o 1º prêmio do sistema de justiça de Santa Catarina. "Nosso objetivo com esse prêmio foi mostrar o trabalho do Ministério Público e o bom papel da imprensa catarinense”, disse. "Nós, Promotores de Justiça e os jornalistas temos muito em comum. Sempre queremos de alguma forma trazer alguma mudança na sociedade que vivemos por meio da nossa profissão. Esse prêmio quer mostrar além e como nosso trabalho impacta na vida do cidadão, queremos mostrar a informação certa, concreta e bem apurada”, afirmou. Estefani finalizou anunciando que a segunda edição do Prêmio ACMP de Jornalismo deverá acontecer no próximo ano.  

Representando a Comissão Julgadora, a Coordenadora da Comunicação Social do MPSC, jornalista Silvia Pinter Pereira falou sobre a qualidade dos trabalhos inscritos. "Fiquei tão orgulhosa em fazer parte da comissão julgadora. Foram trabalhos muitos bem escritos e produzidos. E eu sei o quanto é difícil falar o Ministério Público.  Ao ler cada trabalho eu percebia o quanto fico orgulhosa da nossa profissão. É um prazer imenso tê-los na nossa casa e com este prêmio vocês vão perceber cada vez mais a importância desta instituição que tem como missão defender a sociedade que a mesma missão nossa como jornalistas, buscar um mundo melhor para as próximas gerações”, disse. 

Conheça os vencedores: 

Foram 32 trabalhos inscritos. Na categoria de radiojornalismo foi premiada a matéria assinada pelo jornalista Marcos Meller, do veículo Rádio Peperi, da região Oeste do Estado.  

Na categoria de jornalismo impresso e webjornalismo, o primeiro lugar ficou com reportagem dos repórteres Caroline Borges e Paulo Batistella, do veículo G1. O segundo lugar foi para a reportagem das repórteres Caroline Borges, Joana Caldas, Sofia Mayer e Dagmara Spautz, também do G1. A terceira colocação ficou com reportagem da Eliz Haacke, do veículo O Município de Blumenau.  "No jornalismo digital lidamos com o MP catarinense quase todos os dias. Estamos diretamente em contato com os assuntos relacionados ao MP. Essas duas matérias finalistas foram feitas com equipes grandiosas e só tenho a agradecer por esta parceria”, disse Caroline Borges, jornalista do G1.  

Na categoria de telejornalismo, o primeiro lugar foi para a repórter Amanda Santos, com a matéria 'Educação Afro¿, da NDTV. O segundo lugar ficou com a série da NSC TV "Moradores de Rua”, da repórter Mariana Passuelo, e o terceiro lugar ficou com a série Ajuda Consciente, assinada pelos repórteres Paulo Mueller, André Viero, Gustavo Karasiak, Carol Gonzaga, Daniel Hugen, Julia Fernandes e Albino Junior. A vencedora da categoria Amanda Santos disse que o prêmio é um reconhecimento "como profissional, como mulher e como jornalista negra”. "Ainda somos poucas em todas as áreas, infelizmente, e a minha vida neste momento é trabalhar com pautas sociais que falem sobre as minorias e a importância de falarmos de gente como a gente. O telespectador tem necessidade de se enxergar, e principalmente, de ver que há solução e que há futuro para todos nós, principalmente para as minorias”, afirmou a jornalista.  

A premiação foi idealizada para reconhecer o trabalho da imprensa catarinense na divulgação da atuação do Ministério Público de Santa Catarina e teve o tema "A atuação do Ministério Público catarinense em defesa dos interesses sociais”. A Comissão Julgadora foi composta por especialistas na área, que consideraram critérios como qualidade editorial, criatividade, relevância do conteúdo, precisão factual e impacto social.  

O Prêmio foi realizado pela ACMP com apoio institucional da Escola do Ministério Público, Ministério Público de Santa Catarina e Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) 

Estiveram presentes na solenidade de premiação membros do MPSC e autoridades do estado, como o deputado estadual Mario Motta, representando ALESC; ; Nycia Francielle Curcino Neto, Tenente-Coronel Da Polícia Militar, Aurélio José Pelozato Da Rosa, representando o Comandante-Geral Da PMSC; Elmar Meurer, Gerente de Comunicação Institucional da FIESC , Pedro Pirajá, Secretário Geral da Comissão do SEBRAE/SC e Janiara Maldaner Corbetta, presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). 

VEJA AS MATÉRIAS PREMIADAS

Radiojornalismo 

1° lugar: Gaeco Neles: a integração de forças para combater o crime organizado em SC. REDE PEPERI

Jornalismo impresso e Webjornalismo 

1° lugar: Com relatos de tortura, situações insalubres e celas contêineres, prisões de SC têm 4,6 mil presos além da capacidade e baixo efetivo – G

2° lugar: SC tem 15 prefeitos presos em operação que investiga esquema de corrupção em licitação de lixo; veja lista – G1 

3° lugar: Um ano após atentado à creche em Blumenau, conheça ações do MP-SC para promover segurança nas escolas – O MUNICÍPIO 

Telejornalismo 

1° lugar: Educação Afro – NDTV  

2° lugar: Série Moradores de Rua – NSC TV  

3° lugar: Série Ajuda Consciente – NDTV 

O post Conheça os vencedores do 1º Prêmio ACMP de Jornalismo apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/sem-categoria/conheca-os-vencedores-do-1o-premio-acmp-de-jornalismo/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:lugar, público, ministério, prêmio, foi, disse e jornalista992 palavras10 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora