
Dois dias após as fortes chuvas em Santa Catarina, ainda há interdições em pelo menos três trechos rodovias estaduais catarinenses na manhã desta quinta-feira (16), principalmente no Oeste. Veja onde havia problemas até as 6h desta quarta, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv):
Em Arvoredo, no km 59, o tráfego está interrompido na SC-283. Não há previsão de liberação.
Já na SC-155 entre Seara e Itá o bloqueio ocorre devido a alagamento no km 117. Há desvio de Seara a Itá pela SC-283 sentido Concórdia, SC-154 sentido Itá e também por vias rurais não pavimentadas entre os municípios de Seara e Itá. A previsão é que a pista seja liberada às 18h da próxima quarta-feira (22).
Mais uma situação de bloqueio ocorre em Concórdia na SC-154 entre os km 101,005 e 106,03. No local, houve queda de barreira e o trânsito está em meia pista. Pode ser feito desvio em Arabutã, em estrada de chão. A previsão de liberação é 18h de sexta (17).
Chuva em SC
De acordo com o relatório da Defesa Civil estadual divulgado às 17h desta quarta, subiu para 48 o número de municípios afetados por temporais em Santa Catarina desde sexta-feira (10). Vendavais, granizo, deslizamentos, enxurradas, inundações, alagamentos, além da chuva intensa afetaram 2.870 pessoas.
Ao menos 13 cidades decretaram situação de emergência. Saudades, Coronel Freitas e Maravilha, todas no Oeste, decretaram calamidade pública. Os decretos estão nas esferas municipais e nenhum deles havia sido homologado pela Defesa Civil Estadual até a divulgação do relatório.
Ao menos oito pessoas ficaram feridas e outras duas morreram em decorrência das chuvas. Uma mulher foi arrastada pela correnteza em Coronel Freitas, no Oeste, e um jovem de 19 anos foi atingido por uma descarga elétrica causada por um raio em São Joaquim, na Serra. Pelo menos 24 pessoas ficaram desalojadas e 40 desabrigadas.
Em relação aos prejuízos materiais, 880 casas e 30 empresas ficaram danificadas ou destruídas. Também houve 20 infraestruturas e instalações públicas atingidas ou danificadas e 16 infraestruturas danificadas ou completamente destruídas.