Em Chapecó, quanto ao perfil das empresas entrevistadas, foram principalmente de vestuário/calçados (30%), móveis/decoração (15%) e padarias especializadas em chocolate e doces (7,5%), mesmo percentual de livraria/papelaria e de informática, eletrônicos e celulares. Conforme indicado nos dados, os chapecoenses tiveram gasto médio de R$ 233,72 com o presente de Natal, registrando aumento significativo sobre os R$ 143,85 gastos em 2014, ou seja, de R$ 89,87 a mais.
Como foi o pagamento
Quanto à forma de pagamento das compras de Natal e Ano Novo, a maioria indicou a opção à vista no dinheiro, em 35%, seguindo-se o parcelamento no cartão de crédito, em 30%, e o pagamento à vista no cartão de crédito, em 17,5%. Pagaram à vista no cartão de débito 7,5% dos consumidores, enquanto 10% optaram pelo parcelamento no crediário.
Outro item questionado correspondeu à frequência quanto à realização de pesquisa de preços. Nesse quesito, 40% indicaram que foi razoável, 32,5% especificaram que foi baixa e 27,5% apontaram como alta a pesquisa de preços.
Variação do faturamento
Sobre a variação de faturamento, os empresários de Chapecó indicaram a menor queda, entre as principais cidades catarinenses, em relação a 2014. Foi de menos 0,5%, enquanto a média no Estado chegou a -7,3%. Já em relação aos meses comuns do ano, as vendas no período natalino aumentaram em 2,7%.