Voltar ao topo.
93,3 FMOuça ao vivo
Tocando agora: Daqui a pouco mais músicas na Oeste Capital!

Chapecó sedia Jornada Estadual sobre ostomia

« Anterior« Última» Próxima» Primeira
ImprimirReportar erroTags:esclarecimentos, crônicas, realidade, cada, paciente, município, destes e urostomizados401 palavras6 min. para ler
Chapecó sedia Jornada Estadual sobre ostomiaVer imagem ampliada
Esclarecimentos, ações de apoio a pacientes e seus familiares, qualificar o atendimento, buscar auto-ajuda para enfrentar desafios e oferecer melhor qualidade de vida. Esses foram os objetivos da VII Jornada Estadual da Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada – ACO, que aconteceu nesta quinta-feira (22), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes e foi direcionada para Pessoas Ostomizadas, profissionais da área da saúde e pessoas com interesse no tema. A Jornada teve como tema: “A Superação e os Impactos da Convivência com a Ostomia e Incontinência”. O evento foi organizado pela Associação Catarinense dos Ostomizados, Assembleia Legislativa – Comissão de Saúde, Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde, com apoio Life Sul, Convatec, Salts, Coloplast, Fufa Med.
Hoje são aproximadamente 3.500 catarinenses e 100 chapecoenses são ostomizados, ou seja, tem uma abertura cirúrgica para exteriorizar algum órgão na cavidade abdominal. Esses pacientes precisam de muitos cuidados com a alimentação e recebem periodicamente atendimento e acompanhamento do Ambulatório de Lesões de Pele da Prefeitura de Chapecó. Esse serviço oferece atendimentos a pacientes ostomizados em Chapecó desde 1996, e a partir de 2008, o serviço atende também o tratamento de feridas. Nesse serviço é realizada avaliação e acompanhamento dos pacientes, com consultas e entrega dos materiais necessários a realidade de cada paciente. Hoje o município atende 99 pacientes, destes 09 são urostomizados, 90 colostomizados e outros 168 pacientes portadores de feridas crônicas.

A programação teve mesa redonda com o tema: Direitos e Igualdade, desfile de moda inclusiva e apresentação de produtos. Além disso, palestra com Candinha Jorge, Presidente da Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada e Coordenadora da Abraso Sul com a temática: Conviver com a Ostomia e seus desafios diários; Palestra com a Enfermeira Estomaterapeuta Lisiane Marcolin, com a temática: A construção da estomia e seu impacto na vida da pessoa com estomia e apresentação de materiais; Palestra com Max AG – Filósofo, Teólogo, Psicoterapeuta, Neuropsicologo e Arterapeuta com a temática: Quem sou eu? Quem é o outro?; Palestra com a Estomaterapeuta Daniela Mafioletti Floriano, com a temática: Experiências clínica com tecnologia modável em estomas complicados; Palestra com o Enfermeiro Estomaterapeuta Ricardo Ianskoski, com a temática: Nutrição e linha de produtos; Palestra com a Enfermeira Estomaterapeuta Carla Trentin Gianninie sobre a temática: Como cuidar da pele periestomal e tratamentos de dermatites; Palestra com Estomaterapeuta Orleans Antunes de Oliveira Neto, com o tema: Direitos da Pessoa Ostomizada.
Fonte e imagem: Prefeitura de Chapecó

Fonte:PMC
Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it

Últimos recados

Curta o nosso site!