Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandeIntensidade de coresEspaçar caracteresPausar animações

Bombardeios entre Israel e Irã matam civis e elevam tensão internacional

🔀


Os bombardeios entre Israel e Irã se intensificaram entre sexta-feira (13) e o início da tarde deste domingo (15), elevando o número de mortos para mais de 90 pessoas e aumentando os temores de um conflito ainda mais amplo no Oriente Médio. As ofensivas ocorrem desde que Israel lançou a "Operação Leão em Ascensão”, atingindo instalações militares e nucleares iranianas.

Em Israel, ao menos 13 pessoas morreram, incluindo crianças, após mísseis iranianos atingirem áreas residenciais. Cães farejadores e escavadeiras foram usados nas buscas por sobreviventes em Tel Aviv e Bat Yam, onde sirenes voltaram a soar à luz do dia neste domingo.

Já no Irã, o cenário é ainda mais devastador: o país registrou 78 mortes apenas na sexta-feira, com mais 60 mortos no sábado, metade deles crianças, em um ataque que destruiu completamente um prédio de 14 andares em Teerã. As explosões atingiram também depósitos de combustível e o setor energético, ameaçando a já fragilizada economia iraniana.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu ampliar a campanha militar e disse que o Irã "pagará um preço alto” pelos ataques a civis. Autoridades israelenses afirmam que ainda há uma "longa lista de alvos” no território iraniano.

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, respondeu com ameaças: "As respostas do Irã se tornarão mais decisivas e severas”. Ele reiterou que o país "abrirá os portões do inferno” se Israel continuar com as ofensivas.

TRUMP AMEAÇA, MAS FALA EM ACORDO

O presidente dos EUA, Donald Trump, defendeu a ofensiva de Israel, negou envolvimento direto dos EUA, mas fez um alerta severo ao Irã:

"Se formos atacados de qualquer forma, toda a força das Forças Armadas dos EUA cairá sobre vocês a níveis nunca antes vistos.”

Trump afirmou ainda que um acordo de paz "poderia ser alcançado facilmente” e que "as partes terão paz em breve”. No entanto, o Irã cancelou as negociações nucleares previstas para este domingo, alegando que "não negociará enquanto estiver sob ataque”.

Até o momento, 270 mísseis balísticos foram disparados pelo Irã; 22 conseguiram ultrapassar o escudo antimísseis israelense.

O cenário aumenta o risco de um conflito regional em larga escala e pressiona os mercados, com a alta nos preços do petróleo e impactos na estabilidade geopolítica global.

O post Bombardeios entre Israel e Irã matam civis e elevam tensão internacional apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/internacional/bombardeios-entre-israel-e-ira-matam-civis-e-elevam-tensao-internacional/
Tags:irã, israel, decisivas, tornarão, respondeu, domingo e ataques377 palavras4 min. para ler

Últimos recados#

Redes sociais#

Fale conosco agora