Voltar ao topo.Ver em Libras.
Oeste Capital 93.3 FM
93,3 FMOuça ao vivo
Tocando agora: Daqui a pouco mais músicas na Oeste Capital!

AUTO VIAÇÃO E PREFEITURA ASSINAM NOVO CONTRATO PARA O TRANSPORTE COLETIVO DE CHAPECÓ#

« Última» Primeira🛈
ImprimirReportar erroTags:estudo, duas, fiscalizar, concessão, estabelecer, corredores, priorizar e fluxo516 palavras8 min. para ler
A empresa Auto Viação Chapecó e a Administração Municipal assinaram um contrato que estipula a prestação de serviços no transporte coletivo urbano para os próximos 20 anos, em Chapecó. A empresa foi à vencedora da licitação feita pela prefeitura, em que foi a única concorrente ao serviço. A licitação era aberta às empresas de todo o país.

O contato entra em vigor em dezembro deste ano, pois haverá um período de transição de seis meses para adequações no sistema.  Conforme exigido no edital, a empresa fez o depósito ao poder público municipal do valor da outorga, de R$ 5,7 milhões.

O documento assinado pela empresa com a prefeitura prevê exclusividade na prestação dos serviços para a Auto Viação. Também estabelece à empresa a instalação de mais pontos de atendimento, manutenção dos abrigos e planilha mais justa de reajuste tarifário em conformidade com o custo. Já o investimento em novo terminal e renovação dos pontos de ônibus caberá à prefeitura.

Entre os principais compromissos da empresa, está o de manter a idade média da frota em 4,5 anos, cumprir pontualmente os horários acordados e linhas definidas, dispor de equipamento de rastreamento e de manutenção da pontualidade nos horários e implantar em todos os ônibus o sistema de monitoramento por câmeras.

Também há compromissos quanto à instalação de novos locais para o atendimento da população, manutenção e conservação abrigos e adequação das garagens de acordo com as normas de acessibilidade.

De parte da administração municipal, um dos compromissos previstos no edital e no contrato estabelece a utilização do valor da outorga para melhorar a infraestrutura do sistema de transporte coletivo urbano em Chapecó, o que inclui os abrigos nos pontos de ônibus e a construção de novo terminal.

As responsabilidades da prefeitura envolvem, ainda, fiscalizar a empresa de acordo com as normas do contrato de concessão e estabelecer corredores de ônibus para priorizar o fluxo do transporte coletivo no perímetro urbano.

Em termos de mudanças, estão previstas duas fases no edital. A primeira obriga a empresa a manter a estrutura atual do serviço na fase de transição de seis meses, período previsto para que, se outra empresa ganhasse a licitação, a população não fosse prejudicada na prestação regular dos serviços.

 Conforme o diretor comercial da empresa, João Carlos Scopel Filho, mesmo que tenha sido a única concorrente no edital e tenha tido confirmada a atuação como concessionária, a Auto Viação Chapecó já realizou novos investimentos, com a aquisição, neste ano, de 10 ônibus zero quilômetro e chega ao total exigido de 88 carros.

Para a segunda fase, entre as medidas previstas está à construção, pelo poder público, de terminal urbano para atender a população do Bairro Efapi, o que implicará na reestruturação completa das linhas atuais. Com o novo sistema também haverá, segundo o diretor da empresa, a mudança na carroceria dos ônibus, para o chassi "piso baixo”, de forma a facilitar o acesso a plataformas a serem construídas em pontos de embarque e desembarque. Scopel Filho acrescenta que, entre outras ações, serão implementadas novas tecnologias para o controle da pontualidade do transporte coletivo, já em estudo pela Auto Viação Chapecó.

Fonte:ClicRDC

Últimos recados#

Curta o nosso site!#