Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem programação com visita técnica em Chapecó#

  1. Início
  2. BlogCentral de ajudaContatoEventosMapa do siteMural de recados
  3. Geral
  4. 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem programação com visita técnica em Chapecó
Veja também
🔀






O evento oferece a possibilidade dos participantes visitarem a Cetric, Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais, em Chapecó, que conta com planta de geração de biogás para energia elétrica e com o biometano para uso veicular na frota própria.

O último dia do 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, 18 de abril, é destinado às visitas técnicas, com os participantes do evento diante de experiências relacionadas a unidades de produção de biogás. Nos casos a serem conhecidos, poderão ser vistas de perto experiências que envolvem o aproveitamento de diferentes tipos de resíduos para obtenção de biogás destinado a aplicações energéticas (energia elétrica, térmica e biometano).

Para garantir vaga ao Fórum e às visitas técnicas, já que a procura tem sido expressiva, os participantes podem fazer a inscrição no site do evento (www.biogasebiometano) e escolher por um dos roteiros oferecidos.

Nesta edição do Fórum, que inicia em 16 de abril de 2024, em Chapecó (SC), os visitantes terão opções de roteiros de visitas técnicas a cinco plantas de biogás em quatro diferentes cidades de Santa Catarina.

O primeiro roteiro será no próprio município que acolhe a sexta edição Fórum, Chapecó, em aterro industrial que conta com planta de geração de biogás para energia elétrica e com o biometano para uso veicular na frota própria. O segundo tem como destino a cidade de Concórdia, para conhecer estrutura de pesquisa e laboratórios e planta demonstrativa de produção de biometano, e uma propriedade rural com unidade de geração de energia elétrica a partir de biogás de dejetos de suínos em terminação. Já o terceiro itinerário envolve dois municípios: Videira e Treze Tílias, e apresentará um conjunto de tecnologias para utilização de biodigestores na produção de biogás e geração de energia elétrica, recuperação de nutrientes e reuso de água e uma unidade de produção de biogás e geração de energia elétrica a partir de bovinocultura leiteira em sistema confinado.

"O Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem em sua essência um caráter agregador. Com isso, em todas as edições são oferecidas visitas técnicas que são oportunidade das pessoas conhecerem melhor e na prática os projetos de plantas de biogás em operação e entender as tecnologias em funcionamento”, contextualiza Ricardo Steinmetz, analista da Embrapa Suínos e Aves, uma das instituições realizadoras do 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

De acordo com Steinmetz, a realização do Fórum em Santa Catarina oportuniza aos participantes conhecerem projetos no Oeste e Meio Oeste Catarinense, todos envolvendo exemplos de desenvolvimentos do setor de biogás. "As pessoas vão poder ver na prática as oportunidades que o biogás permite gerar”, reforça.

Todos os roteiros de viagem disponibilizam transporte e apresentação técnica. A escolha do itinerário pode ser realizada no ato de inscrição ao Fórum, no site biogasebiometano.com.br, disponível pelo link https://biogasebiometano.com.br/inscricoes/.

Acesse o site do evento e confira também mais informações sobre as visitas.

SOBRE O EVENTO

O 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano ocorrerá de 16 a 18 de abril de 2024, em Chapecó (SC). A programação será no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, um espaço com auditórios, salão de convenções e estacionamento.

A programação conta com painéis e debates para aproximar as diferentes iniciativas da cadeia do biogás e biometano. Além disso, o evento contará com o Espaço de Negócios, destinado para que expositores apresentem suas marcas, produtos, serviços e resultados de projetos. A visitação ao Espaço de Negócios acontece entre as plenárias e permite a troca de ideias, além de oportunizar negócios e parcerias.

A programação completa do evento está disponível no link: https://biogasebiometano.com.br/programacao/

O Fórum é realizado pela Embrapa Suínos e Aves, o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS). A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

Roteiros das visitas técnicas (https://biogasebiometano.com.br/visitas-tecnicas/)

Roteiro 1 – Chapecó
A empresa Cetric, Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais, em Chapecó, conta com planta de geração de biogás juntamente ao aterro industrial. Os resíduos orgânicos são transformados em biogás em biodigestores tipo CSTR e BLC, que é utilizado em secador de lodos, na geração de energia elétrica e do biometano para uso veicular em frota própria. Durante a visita técnica, os participantes vão poder conhecer a estrutura do Grupo CETRIC, que utiliza iniciativas como: o processo de solidificação para resíduos perigosos e não perigosos, o bioprocessamento de resíduos, osmose reversa, o tratamento térmico de resíduos, sistema de utilização de biogás, centros de blendagem e trituração de resíduos para coprocessamento e o serviço de transporte de resíduos.

Roteiro 2 – Concórdia
Na Embrapa Suíno e Aves, os participantes irão conhecer instalações da organização, como a estrutura de pesquisa e laboratórios e planta demonstrativa de produção de biometano. A Embrapa é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), criada em 1973 para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical. A unidade em Concórdia, tem papel fundamental no controle de doenças, aperfeiçoamento de rações, melhoria da qualidade genética dos animais, preservação do meio ambiente e desenvolvimento de equipamentos para a suinocultura e a avicultura.

Na Planta de Biogás da Granja Benelli será possível conhecer a unidade de geração de energia elétrica a partir de biogás de dejetos de suínos em terminação. Localizada em Concórdia, a propriedade da família Benelli trabalha na atividade de suinocultura desde os anos 1990. A propriedade, que tem capacidade para 5.300 animais em terminação, conta atualmente com três biodigestores projetados e construídos pela Bioter Proteção Ambiental. O sistema, juntamente com um motor para queima do biogás e conversão do calor em energia elétrica, evita a emissão de gases poluentes na atmosfera que geram o efeito estufa.

Roteiro 3 – Videira e Treze Tílias
Na Granja São Roque, em Videira, durante a visita será possível conhecer o processo de produção de biogás a partir de dejetos dos suínos. Será apresentada a unidade de referência tecnológica do SISTRATES – Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura, um conjunto de tecnologias para utilização de biodigestores na produção de biogás e geração de energia elétrica, recuperação de nutrientes e reuso de água. Com uma área total de 179 hectares, a Granja São Roque atua no segmento de suinocultura, pelo sistema UPL – Unidade Produtora de Leitões. Atualmente, a Granja São Roque conta com mais de 100 colaboradores e possui uma população suína de 47 mil cabeças, que seguem rigorosos controles sanitários, focando sempre no bem-estar animal.

Na Leitaria Tirolesa, no município de Treze Tílias, os participantes vão conhecer a unidade de produção de biogás e geração de energia elétrica a partir de bovinocultura leiteira em sistema confinado. Será apresentada a estrutura da propriedade rural de 50 hectares, que acolhe 160 vacas em lactação, confinadas no sistema Free Stall. O produtor utiliza os dejetos para produção de biogás e também adubo para a lavoura, onde cultiva unicamente alimentos para os animais. Além do biodigestor, a propriedade investiu na captação de água da chuva por meio de uma cisterna com capacidade de armazenamento de 3,5 milhões de litros d’água.

6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Data: 16 a 18 de abril de 2024
Local: Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes
Endereço: Rua Assis Brasil, 20 D / Centro, Chapecó (SC)
Inscrições: https://biogasebiometano.com.br/inscricoes/

Informações:
https://biogasebiometano.com.br/
https://www.linkedin.com/company/biogasebiometano/
https://www.facebook.com/BiogaseBiometano
https://www.instagram.com/biogasebiometano

Atendimento à Imprensa
Rosa Ana Bisinella
(54) 99978-7110

O post 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem programação com visita técnica em Chapecó apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/categoria-geral/6o-forum-sul-brasileiro-de-biogas-e-biometanotem-programacao-com-visita-tecnica-em-chapeco/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:biogás, biometano, fórum, elétrica, energia, biogasebiometano e geração1260 palavras13 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out